Bistro passo a passo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bistrô - Ideias de Negocios



Bistrô

Apresentação do Negócio

Existem algumas divergências quanto à origem do nome "Bistrô". Alguns acreditam que o nome é de origem russa surgido em 1815 quando os russos, após se apossarem de Paris invadiram os cafés da cidade aos gritos: "Bistro, bistro!" (ou "Rápido, rápido!"). “Outros fazem referência à mistura de café e aguardente, chamadade "bistrouille" - bebidas que se tornaram comuns nos bistrôs no final do século XIX.”(BESSON, 2007)
Em sua forma "original", os bistrôs na França surgiram como pequenos restaurantes, simples de decoração rústica e quase sempre comandados por uma família. Com um cardápio pequeno ofereciam pratos tradicionais da cozinha francesa, em porções fartas e baratas.
Na prática, entretanto, arealidade dos Bistrôs brasileiros, em sua maioria, é um pouco diferente dos originais franceses. De "pequenos restaurantes, simples de decoração rústica, comandados por uma família" se transformaram em pequenos restaurantes de decoração requintada comandados por especialistas em culinária francesa. Os principais pontos em comum dos Bistrôs nacionais são o ambiente acolhedor, a qualidadediferenciada dos pratos, e o atendimento diferenciado. Muitos, além de servirem a tradicional comida francesa também têm em seu cardápio pratos contemporâneos, que misturam tendências de várias culturas.
Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir um Bistrô. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que éimprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso.


Mercado

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, os gastos com alimentação fora do lar representam 25% dos gastos da população com alimentos. Embora o mercado de bares e restaurantes seja muito concorrido, estima-se que os gastos com refeições fora do lar, no ano de 2012,alcance 30% da renda familiar no Brasil gerando boas expectativas para quem deseja empreender.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível por meio de pesquisa de mercado.Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a um Bistrô. Também é importante pesquisar os preços praticadospelos concorrentes, o padrão dos restaurantes existentes; comparar as características dos potenciais clientes.
O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa de mercado fornece subsídios para aprevisão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
Ameaças:
* Alta carga trabalhista e tributária, devido aos dias e horários de funcionamento;
* Concorrências de restaurantes de comidas típicas;
* Falta de experiência de gestão do dono do negócio.
Oportunidades:
* Criar pratos alternativos, maisacessíveis economicamente, aos tradicionais pratos franceses;
* Oferta de atendimento personalizado devido a existência de poucas mesas.
* Atendimento e manutenção de público-alvo que busca para se alimentar, um ambiente acolhedor, qualidade diferenciada dos pratos, o atendimento diferenciado.
* Expandir a área de atuação do negócio oferecendo um espaço para eventos fechados.
Caso o...
tracking img