Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DIRIGIDO – BIOQUIMICA
1- Explique as principais etapas da digestão dos carboidratos (locais e
enzimas envolvidas).
R: Os carboidratos digeridos são decompostos em moléculas menores por enzimas encontradas na saliva, no suco pancreático e no intestino delgado. O amido é digerido em duas etapas: sofrendo a ação da saliva e do suco pancreático. O amido é transformado em moléculas chamadasde maltose; em seguida, uma enzima encontrada no intestino delgado chamada maltase, degrada a maltose em moléculas de glicose. A glicose pode ser absorvida para a corrente sangüínea através da mucosa do intestino. Uma vez na corrente sangüínea, a glicose vai para o fígado onde é armazenada ou utilizada para promover energia para o funcionamento do corpo

2- Saber a importância da amilasesalivar, amilase pancreática,
dissacaridases, oligossacaridases.
R: * Amilase Salivar (Ptialina) =  É produzida pelas glândulas salivares, em especial pela glândula parótida e digere parcialmente o amido (em ph neutro, ou levemente alcalino) e o converte em glicose
* Amilase Pancratica= É a enzima amilolítica presente no suco pancreático, produzido no pâncreas e libertado na porçãoinicial do intestino delgado que transforma o amido em maltose.
* Dissacaridases =
* Oligossacaridases = Hidroliza as moleculas de maltose, alfa-dextrinas e maltotrioses em monossacarídios que não requerem hidrólise para absorção intestinal.

3- Entender como a glicose é absorvida pelas células intestinais e transportada para o sangue
R: Quando Injerimos hidratos de carbono eles passam do estômago para o intestinodelgado, onde são decompostos em glicose. O corpo converte parte da glicose num químico chamado "“glicogénio”, que se armazena no fígado e nos músculos. A restante glicose irá viajar através da corrente sanguínea para fornecer combustível para células e órgãos do corpo.

4- Entender quais os destinos da glicose nas diferentes células.
R: pode ser armazenada (como polissacarídeo ou sacarose),seroxidada a compostos de 3 átomos de carbono (piruvato) glicólise, ser oxidada a pentoses, através da via das pentoses fosfato

5- Identificar as duas etapas na quebra da glicose (glicólise) e as suas
Diferenças.
R: Quebrar a glicose significa sintetizar ATP. As duas etapas que ocorre são denominadas de fase Preparatória e fase de Pagamento dividida em 5 fases cada uma
Fase Preparatória
*1. Fosforilação da glicose: neste passo inicial, a glicose é ativada para as reações subsequentes pela sua fosforilação em C-6 para liberar a glicose-6-fosfato; o doador dofosfato é o ATP. Esta reação é irreversível sob as condições intracelulares e é catalisada pela enzima hexoquinase.
* 2. Isomerização da glicose: neste segundo passo, a glicose-6-fosfato sofre catalise reversível da enzimafosfoexose isomerase, transformando-se em frutose-6-fosfato.
* 3. Fosforilação da frutose-6-fosfato: a enzima fosfofrutoquinase-1 catalisa a transferência de um grupo fosfato do ATP para a frutose-6-fosfato para liberar a frutose-1,6-difosfato, sendo essa uma reação irreversível a nível celular.
* 4. Clivagem da frutose-1,6-difosfato em duas trioses: a enzima frutose-1,6-biofosfato aldolase,catalisa a condensação reversível de grupos aldol. A frutose-1,6-difosfato é quebrada para liberar duas trioses fosfato diferentes, o gliceraldeído-3-fosfato, uma aldose e a dihidroxiacetona fosfato, uma cetose.
* 5. Interconversão das trioses fosfato: apenas uma das trioses fosfato formada pela aldose (gliceraldeído-3-fosfato) pode ser diretamente degradada nos passos subseqüentes da glicólise.Já o produto dihidroxiacetona fosfato, é rápida e reversivelmente convertida em gliceraldeído-3-fosfato pela quinta enzima da seqüência glicolítica a triose fosfato isomerase. Esta reação encerra a fase preparatória da glicólise.
Fase de Pagamento
* 6. Oxidação do gliceraldeído-3-fosfato em 1,3-difosfoglicerato: este e o primeiro passo da fase de pagamento da...
tracking img