Bion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOGRAFIA DE WILFRED RUPRECHT BION (1897-1979)

Wilfred Ruprecht Bion nasceu em 8 de setembro de 1897, na cidade de Muttra, na Índia. Seu pai era britânico e na condição de engenheiro do serviço público inglês, prestava um serviço de irrigação para o governo indiano na época do nascimento de Bion. Segundo Zimermam (2004) apud Silva et al.(2011), Bion tinha uma relação conflituosa com o pai,tanto o admirava como se recordava de algumas surras usadas para introduzir a sabedoria. Já sua mãe fora uma pessoa simples, dedicada às atividades domésticas e de temperamento instável, com mudanças súbitas de humor, mostrava-se uma pessoa fria e frequentemente triste e o garoto sofria muito com estas características da mãe, além do medo que sentia, pelo fato de que ela pudesse morrer, pela idadeavançada que tinha. Teve uma única irmã, três anos mais nova, chamada Edna, com quem brigava muito. Considerava sua família como um ‘conjunto de amalucados’, sempre fora um menino questionador e instigante.
Embora, vivessem na Índia, o contato com os indianos era muito restrito. Bion e Edna viviam sob os cuidados de uma ama indiana, Ayah, uma senhora que exercera marcante e significativainfluência sobre a vida de Bion, uma vez que a cultura indiana ficou impressa de forma permanente e construiu uma boa parcela de sua cultura psicológica e inconsciente, conservando um cunho de natureza oriental místico-religiosa no decorrer de sua vida.
Aos 8 anos de idade, como já era de costume entre os altos funcionários ingleses mandarem seus filhos estudarem na Inglaterra, Bion foi enviado paraLondres estudar em um colégio interno e lá morou sem a família, recebendo escassas visitas de seus pais. Sentia aguda solidão e sofria com a discriminação por parte dos colegas. Aos poucos fora se tornando parecido com sua mãe, que “não ria e nem chorava”. Atravessou uma séria crise emocional em sua adolescência e refugiou-se em uma espécie de autismo e recorreu a uma masturbação intensiva. Declarou queamargas impressões ficaram impressas em sua vida em função do rígido e repressor sistema da escola tradicional que freqüentava e pelos ditames religiosos que eram impostos e o atormentava com ameaças de punição divina. A atividade desportiva auxiliou Bion a desenvolver segurança e maior integração com os colegas, tornando-se capitão de equipes desportivas de rúgbi, natação e waterpolo, além deevidenciar seu brilhantismo como estudante. Aos 19 anos, após ter saído do colégio, espontaneamente, Bion ingressou nas Forças Armadas, onde se destacou devido as suas competências intelectuais e desportivas. Atuou na I Guerra Mundial com distinção, chegando a ser condecorado no Palácio de Buckingham, em função de seu desempenho e sucesso em uma arriscada ação bélica, que consistia em ajudar aeliminar os ninhos de metralhadoras inimigas. Na carreira militar atingiu a patente de capitão.
Ao fim da Guerra, abandonou o exército e seguiu para a Universidade de Oxford, onde estudou História Moderna, Filosofia e Teologia, licenciou-se em Letras e dedicou-se ao Magistério, como professor de História e de Literatura. Também apresentava talento inegável para pintura impressionista. Ao entrar emcontato com um livro de Freud, ficou fascinado e resolveu fazer medicina e tornar-se psicanalista. Formou-se médico aos 33 anos de idade, recebeu uma medalha de ouro em Cirurgia, além de outros títulos, em seguida, envolveu-se com a prática psiquiátrica e se empregou na Tavistock Clinic. Fora influenciado pela obra do filósofo Kant e pelo cirurgião Wilfred Trotter pela valorização da relação humana,essencialmente ética, médico/paciente.
Após uma experiência psicoterápica de alguns anos de duração, iniciada quando sofrera uma profunda decepção amorosa, Bion começou sua primeira análise com Rickmann, um ex-analisando de Freud e Melanie Klein. O processo analítico durou 2 anos (1937 - 1939) e fora interrompido pela II Guerra Mundial, já que em 1940, Bion voltou ao exército para se dedicar...
tracking img