Ruido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1910 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria de Ferraz Almeida e Peixoto Machado |
O ruído de equipamentos na prática de Medicina Dentária |
Universidade Fernando Pessoa |
|
Porto |
2009 |

Resumo
O ruído é uma das maiores preocupações dos tempos modernos e os ruídos provocados pelos materiais de medicina dentária provocam desconforto acústico nas clínicas privadas e universitárias.
Neste artigo serão abordados váriosaspectos relacionados com o ambiente acústico nas clínicas (privadas e universitárias) em relação a elevados níveis sonoros e as medidas preventivas a tomar, com o intuito de diminuir o risco de perda auditiva nos profissionais e estudantes de Medicina Dentária.
Introdução
Os médicos dentistas e os alunos das clínicas de medicina dentária estão expostos a vários tipos de ruído provocados pelosequipamentos que têm de utilizar. Normalmente os níveis de ruído tolerados pelo ouvido humano vão de 50dB até 70dB sendo que no intervalo de 80dB a 140dB existe um elevado risco de perda auditiva.
Os equipamentos utilizados para a prática de Medicina Dentária emitem ruídos entre 60,5dB e os 76,3dB e as clínicas privadas e as clínicas universitárias não estão revestidas com materiais absorventes, oque aumenta a exposição ao ruído, principalmente nas clínicas universitárias onde os equipamentos estão em funcionamento simultaneamente. Isto pode provocar uma diminuição da concentração dos alunos nas suas actividades e consequente prejuízo na aprendizagem. Sendo assim, é certo que deveriam ser tomadas medidas na prevenção da perda auditiva nos profissionais e estudantes de Medicina Dentária.Neste artigo serão abordados vários aspectos como os níveis de ruído provocados pelos equipamentos de Medicina Dentária, a preparação das clínicas (privadas e universitárias) em relação a elevados níveis sonoros e as medidas preventivas a tomar, com o intuito de diminuir o risco de perda auditiva nos profissionais e estudantes de Medicina Dentária.
Como estudante de Medicina Dentária consideroimportante a realização deste artigo com base no referido tema, pois no futuro vou estar em contacto com muitos dos ruídos que aqui serão analisados e, deste modo, posso prevenir a minha saúde auditiva através dos conhecimentos obtidos com este artigo. Além disso, ficarei com uma noção de como é feito um artigo, apesar de ter elaborado este através de outros já existentes o que fará com que não sejaextenso uma vez que não foi realizado um trabalho nem um estudo científico de base.
I. O som e o ruído
O som é a impressão fisiológica causada por uma onde mecânica quando atinge o nosso ouvido. Na origem de um som está sempre a vibração de um corpo. A vibração consiste em movimentos do corpo ou de parte dele, que por vezes são imperceptíveis, mas que causam perturbação no meio em redor, quegeralmente é o ar. Quando se cria esta perturbação, por exemplo no ar, as moléculas perto da fonte sonora começam a vibrar. Esta vibração vai-se propagar para as moléculas seguintes devido às colisões e interacções que se estabelecem (Física 11º ano, 2004, p. 116).
Quando a onda sonora chega à orelha humana é direccionada para o tímpano, fazendo com que esta membrana entre em vibração.Seguidamente ocorrem inúmeros processos (conversão do sinal sonoro em sinal eléctrico e passagem deste até ao cérebro) que nos permitem sentir e reconhecer um som (Física 11º ano, 2004, p.118). Porém, quando o som atinge elevados níveis de intensidade pode tornar-se incómodo, desagradável e perigoso, passando a ser um ruído.
O ruído é uma das maiores preocupações dos tempos modernos e afectaprincipalmente os países em desenvolvimento, pois estes não têm qualquer meio de controlo do ruído. O ouvido humano tolera sons até aos 70dB. Uma das consequências de exposição ao ruído (valores que normalmente ultrapassam os 70dB) é a Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). A PAIR é uma doença que provoca a diminuição gradual da acuidade auditiva, devido à exposição contínua a ruídos. Esta doença é...
tracking img