Bion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Danilo Matias de Melo
Caroline Aprígio
Kallyana
Sheila Caribé
Introdução a teoria de Wilfred Bion


Trabalho apresentado á disciplina Psicologia da personalidade para obtenção de nota
Orientadora: Rosane

Outubro - 2012
Itabuna - Ba

BIOGRAFIA
Bion nasceu em 8 de setembro de 1897, em Muttra, Punjab, na Índia. Seu pai trabalhava como engenheiro civil e era um administradorconfiável, profundamente identificado com o cenário indiano. Aos 8 anos de idade, como era costume para os filhos de oficiais do Governo Britânico, naquele tempo, Bion foi mandado para a Inglaterra estudar no Bishop´s Startford College. Sua mãe, uma pessoa simples, mas com boa capacidade intuitiva, o visitava esporadicamente. Na escola teve uma destacada participação esportiva e aos 17 anos se dispõe aser um desportista internacional. Seus interesses iniciais eram de estudar História, mas se alista nas Forças Armadas, vivencia inúmeras batalhas, recebe honras e aos 21 anos chega a capitão. Terminada a guerra, ingressa aos 22 anos no curso de História. Estuda também Filosofia, Línguas (latina e grega) e Literatura Francesa. Entra no curso de medicina e aos 33 anos forma-se, ganhando uma medalha deouro como cirurgião e outras distinções significativas.
Em 1932, inicia sua prática em psiquiatria, trabalha com o Dr. Hadfield, defensor da terapia psicanalítica e um dos fundadores da Tavistok Clinic, onde também trabalha por 15 anos. Até 1940 teve significativa experiência com delinqüentes. Bion casa-se com uma famosa atriz de teatro, Elisabeth Jardine, com quem teve sua primeira filha(Partenope) e que morre três dias após o parto, em 1945. Com 48 anos, em 1945, instala-se em Iver Heath, aluga um consultório, inicia sua formação psicanalítica e sua análise com Melanie Klein, que dura até 1953. Interessa-se pelo tratamento em grupo, juntamente com John Rickman (seu primeiro analista [1937-1939]), estruturando suas idéias que culminaram no livro “Experience with groups”, de 1961.No consultório, Bion estudou a personalidade psicótica e escreveu uma série de trabalhos muito originais, apresentados em Congressos e Jornais de Psicanálise. A ênfase estava colocada na relação entre o pensamento e a linguagem na psicose, junto com o tratamento analítico das mesmas. Formula uma teoria das psicoses que até hoje tem grande valor para a maioria dos psicanalistas que utilizam oreferencial kleiniano. Em junho de 1951 casa-se novamente com Francesca, a quem conheceu no Instituto de Relações Humanas da Tavistok e o influenciou muito na sua vida e carreira. Teve com ela dois filhos: Julian (médico anestesista) e Nicola (lingüista). Francesca tornou-se uma companheira dedicada e inseparável até o fim de sua vida. No ano de 1956, Bion foi nomeado diretor da Clínica de Londresde Psicanálise, ocupando esse cargo até 1962, quando assumiu a presidência da Sociedade Britânica de Psicanálise até 1965. Aos 71 anos, Bion transfere-se para Los Angeles, passando a ter maior contato com a Argentina e o Brasil. Proferiu conferências no Rio e em São Paulo em 1973, em 1974, em 1975 e em 1978. No ano de 1979 volta para a Inglaterra, onde morre de leucemia em novembro, aos 82 anos.Bion deu conferências em muitos lugares e escreveu 14 livros. Foi considerado um pensador de intelectualidade profunda e exigente, junto a uma sensibilidade muita aguda.
Nele, o pensamento e a emoção se apóiam mutuamente. É tido como um dos pensadores da psicanálise mais originais e corajosos. Bion teve a sabedoria de conservar tudo o que aprendeu de Freud e Melanie klein, adicionando suaconcepções. Criou novas idéias teóricas e técnicas e é reconhecido como o terceiro grande gênio da psicanálise. Foi uma personalidade invulgar, sendo que a originalidade e o alcance de suas postulações, paradoxos e reflexões provocaram um profundo impacto na psicanálise moderna.

A OBRA
É muito difícil mostrar-se de forma resumida toda a riqueza de possíveis aplicações do pensamento bioniano no...
tracking img