Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
É uma zoonose de ampla distribuição geográfica, acometendo os animais e o homem, e causada por uma bactéria do gênero Leptospira; é doença sistêmica aguda caracterizada por intensa vasculite. Atinge áreas urbanas e rurais de todas as regiões do Estado de São Paulo, predominando no Município de São Paulo, Municípios das regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas, Sorocaba ePiracicaba.
 Pode ocorrer de forma endêmica e, principalmente, de forma epidêmica por exposição da população a uma fonte comum de infecção, por exemplo, as inundações na época das chuvas.
No nosso meio a Leptospirose, reflete principalmente a baixa qualidade de vida da população e apresenta nítida variação sazonal ocorrendo maior número de casos nos meses do verão e acometendo populações residentes emáreas de risco, onde há falta de saneamento básico, precárias condições de habitação presença de lixo e córregos assoreados, propiciando o aumento da população urina (ratos) e o contato das pessoas com água ou lama de enchentes contaminadas pela urina do roedor.
Além disso, a Leptospirose também está associada a algumas atividades profissionais como trabalhadores de serviços de água e esgoto,lixeiros, tratadores de animais, plantadores de arroz, cortadores de cana-de-açúcar, magarefes entre outras.
Deve-se ressaltar que pela associação com atividades profissionais de risco e pelo fato de existir, em nosso Município, um número considerável de pessoas residindo em precárias condições, a Leptospirose ocorre durante o ano todo, inclusive casos fatais, até porque fora dos meses de muitas chuvase enchentes não há divulgação da doença e a procura aos serviços de saúde pela população é menos rápida e o diagnóstico e tratamento precoces, por parte dos profissionais de saúde, também podem ser prejudicados. 
AGENTE ETIOLÓGICO
 
Bactéria do gênero Leptospira, microrganismo helicoidal (espiroqueta), aeróbio obrigatório.
Sobrevive em ambientes úmidos. Quando desprovido de cloretode sódio e não resiste à dessecação; desenvolve-se idealmente em pH alcalino e é pouco resistente ao calor. Experimentalmente já foi constatada persistência de leptospiras viáveis em água por até 180 dias. É sensível aos ácidos, álcalis e ao hipoclorito de sódio.
Recentemente, houve uma mudança na classificação das leptospiras baseada nos aspectos genéticos pois, em 2003, foi decifrado o genomade um de seus sorovares patogênicos. Desta forma, são conhecidas 7 espécies patogênicas: L. interrogans sensu stricto, L. santarosai, L. borgpetersenii, L. kirschneri, L. noguchi, L. weilii, L. alexanderi.
Três espécies não são definidas quanto ao status de patogenicidade: L. fainei, L. meyeri e L. inadai e pelo menos duas pertencem ao grupo de leptospiras não patogênicas: L. biflexasensu stricto e L. wolbachi.
Cerca de 200 sorovares (ou sorotipos) patogênicos, agrupados em vários sorogrupos, já foram identificados até o momento. Os mais conhecidos são icterohaemorrhagiae, copenhageni, canicola, pomona.
FONTE DE INFECÇÃO E RESERVATÓRIO
 
Todos os animais doentes ou infectados podem ser fontes de infecção; pois eliminam a bactéria no meio ambiente por via urinária.
Noentanto, os roedores sinantrópicos comensais desempenham o papel de principais reservatórios da doença; sua infecção é benigna albergando as leptospiras nos rins que, devido à alcalinidade de sua urina; são eliminadas vivas no meio ambiente por toda a vida contaminando água, solo e alimentos.
Em relação aos roedores, nas áreas urbanas, a espécie Rattus norvegicus (ratazana ou ratode esgoto)é considerada o principal transmissor da leptospirose para o homem, porém as espécies Rattus rattus (rato de telhado ou rato preto) e Mus musculus (camundongo ou catita) também podem desempenhar o papel de transmissor.
Os seres humanos são apenas hospedeiros acidentais, pouco eficientes na perpetuação da doença.
A doença também ocorre em outros animais mamíferos,...
tracking img