Impactos ambientais na amzonia

1689 palavras 7 páginas
Avaliação de Impactos Ambientais
Os fundamentos do processo de Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) foram estabelecidos nos Estados Unidos em 1969, quando o Congresso aprovou a "National Environmental Policy of Act", mais conhecida pela sigla NEPA, sancionada pelo presidente no ano seguinte.
A NEPA é considerada o principal marco da conscientização ambiental, sendo uma resposta às pressões crescentes da sociedade organizada para que os aspectos ambientais passassem a ser considerados na tomada de decisão sobre a implantação de projetos capazes de causar significativa degradação ambiental.
Este instrumento legal dispunha sobre os objetivos e princípios da política ambiental americana, exigindo, para todos os empreendimentos com potencial impactante, a observação dos seguintes pontos: identificação dos impactos ambientais, dos efeitos ambientais negativos da proposta, das alternativas da ação, da relação entre a utilização dos recursos ambientais em curto prazo e a manutenção ou mesmo melhoria do seu padrão em longo prazo e a definição clara quanto a possíveis comprometimentos dos recursos ambientais, para o caso de implantação da proposta.
Num primeiro momento, a Avaliação de Impactos Ambientais passou a ser exigida apenas para as ações de responsabilidade do governo federal americano. Porém, alcançou não apenas os projetos governamentais, mas todas as suas decisões, programas, licenças, autorizações e empréstimos. A elaboração dos estudos ambientais era atribuição do governo americano, por intermédio de suas agências, e foi posteriormente regulamentada pelo: "US Council on Environmental Quality" (CEQ), criado pela mesma lei para assessorar o presidente em assuntos relativos ao meio ambiente.
A aplicação da Avaliação de Impactos Ambientais generalizou-se rapidamente nos Estados Unidos, tendo em vista a força da NEPA e das legislações estaduais afins, assim como em outros países desenvolvidos e, pouco mais tarde, junto aos países em desenvolvimento.
Os

Relacionados

  • Trabalho biomas
    6987 palavras | 28 páginas
  • Avaliação do padrão de distribuição espacial de indivíduos adultos de oito espécies arbóreas em uma floresta de bambu manejada, no sul do estado do Amazonas.
    11959 palavras | 48 páginas
  • CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA DEMOGRÁFICA DA AMAZÔNIA LEGAL E PROJEÇÃO POPULACIONAL MUNÍCIPAL
    16106 palavras | 65 páginas
  • PLANEJAMENTO DO MANEJO FLORESTAL EM FLORESTA TROPICAIS
    58449 palavras | 234 páginas
  • Museologia
    20638 palavras | 83 páginas