Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 2
Biomassa 2
Processos de Conversão 2
Vantagens da Biomassa 2
Desvantagens da Biomassa 2
Portugal - Biomassa 2
Portugal – Politica Energética 2
Biomassa – O antes e o agora 2
Biomassa – O Futuro 2
Biomassa – Europa 2
Conclusão 2
Bibliografia 2
ANEXO I 2

Introdução

No âmbito da Unidade Curricular Gestão de Energias, foi-nos proposto pelo docenteMário Alves, a realização de um trabalho a nível escrito e oral como forma de avaliação da Unidade. O tema teria de estar relacionado com as formas de obtenção de energia existentes, e o tema escolhido pelo nosso grupo foi a Biomassa.
Em primeiro lugar o trabalho debruça-se sobre o conceito de Biomassa, ou seja, do que este se trata, a sua definição do ponto de vista energético e ecológico, e ostipos de Biomassa que podem existir de acordo com a sua origem, sendo estes a Biomassa Natural, a Biomassa Residual e a Biomassa produzida em Plantações Energéticas.
Em segundo estão discriminadas as várias vantagens e desvantagens provenientes do uso da Biomassa, estando explicados os impactos deste em ecossistemas, nas florestas, na poluição e na economia.
O trabalho passa então por umaterceira parte que engloba os processos de conversão da Biomassa em energia, que podem ser diretos (Combustão Direta) ou indiretos (Gasificação, Pirólise, Pirólise Rápida, Digestão Anaeróbia, Fermentação e Transesterificação), e os tipos de energia daí resultante, que podem variar entre Energia Térmica, Energia Elétrica e Energia Mecânica.
Finalmente, como quarta e última parte do trabalho, o grupoteve o interesse em estudar um ponto mais específico, sendo esse ponto a melhor fonte de Biomassa do nosso país, a Biomassa Florestal.
Com a realização deste trabalho de pesquisa o grupo pretende atingir determinados objetivos, nomeadamente, um conhecimento mais alargado do tema em questão, saber a que ponto as suas vantagens se contrapõem às suas desvantagens ou vice-versa, saber qual arentabilidade dos vários tipos de conversão da Biomassa determinando assim se esta é ou não rentável em geral, e finalmente perceber se esta pode ou não ser utilizada de forma sustentável e rentável no nosso País, Portugal.
Biomassa

O termo Biomassa pode ser encarado em dois diferentes pontos de vista, a Biomassa do ponto de vista energético e a Biomassa do ponto de vista ecológico, destes dois pontosde vista resultam dois diferentes conceitos que apesar de diferentes, estão inquestionavelmente interligados. Incidindo na geração de energia, a Biomassa trata-se de derivados mais recentes de organismos vivos que são então usados como combustíveis para a sua produção. Focando-se na ecologia, a Biomassa trata-se então da quantidade total de matéria viva englobante de um ecossistema ou de umapopulação de espécie animal ou vegetal.
Tal como a Biomassa, os tradicionais combustíveis fosseis são derivados da vida vegetal (o carvão mineral) ou animal (petróleo e o gás natural), o que leva muitas vezes à confusão entre estes, no entanto, contrariamente aos combustíveis fosseis, a Biomassa não resulta de várias transformações que necessitam e requerem milhões de anos para poderem ocorrer,podendo-se assim considerar a Biomassa como um recurso natural renovável (por se renovar a curto prazo), conceito que os combustíveis fosseis nunca poderão ser.
A Biomassa é utilizada para produzir energia através de processos mais abaixo referidos e descritos a partir do material orgânico produzido e acumulado por um ecossistema, no entanto, nem toda a produção primária incrementa a Biomassa vegetal doecossistema. A queima da Biomassa gera e liberta dióxido de carbono na atmosfera, que como todos sabemos pode ser bastante prejudicial ao bem-estar do planeta Terra, porém este composto havia sido assimilado pelas plantas que originaram o combustível, tornando assim então as emissões do dióxido de carbono nulas.
Ao decorrer de milhares de anos, e até a um passado relativamente recente, a...
tracking img