Telhados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1985 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ALINE PAULA ASSMANN
SCHEILA DALMASCO

COBERTURAS

PATO BRANCO
2011
INTRODUÇÃO
Segundo o dicionário eletrônico da construção E-CIVIL, “cobertura é o conjunto de madeiramentos e de telhas que serve de proteção”. Já AZEREDO, dá a entender por cobertura “a parte superior da edificação, que tem a função de proteger contraintempéries, devendo possuir propriedades isolantes. Ela é constituída por um elemento de suporte resistente (laje, estrutura de madeira, estrutura metálica), um conjunto com função de vedação (telhado) podendo ainda apresentar isolamento térmico, acústico, forro e impermeabilização, e a cobertura pode também apresentar um sistema de captação de águas pluviais. SALGADO descreve como cobertura “osistema estrutura do telhado mais telhas” e ainda coloca que para telhados extensos é preciso realizar um projeto especifico.
1. TELHADO
Uma cobertura, de acordo com AZEREDO, precisa ser impermeável, resistente, inalterável quanto à forma e ao peso, leve, de secagem rápida, de fácil colocação, de longa duração, de custo econômico, de fácil manutenção, que se presta a dilatações e contraçõese ter bom escoamento.
Conforme NBR 8039, as partes constituintes das coberturas em telhados e suas funções principais são:
a) telhamento: constituído por telhas de diversos materiais (cerâmica, fibrocimento, concreto, metálica e outros) e dimensões, tendo a função de vedação;
b) trama: constituída geralmente por terças, caibros e ripas, tendo como função a sustentação das telhas;
c) estruturade apoio: constituída geralmente por tesouras, oitões, pontaletes ou vigas, tendo a função de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante do edifício;
d) sistemas de captação de águas pluviais: constituídos geralmente por rufos, calhas, condutores verticais e acessórios, tendo como função a drenagem das águas pluviais.
Uma cobertura é formada por superfícies planasinclinadas para perfeito escoamento das águas das chuvas que pode-se chamar de plano de água ou simplesmente água. Cumeeira é o encontro de divisor de duas águas de cota mais elevada do plano, no sentido horizontal. Espigão é um divisor de duas águas em plano inclinado. Rincão é o encontro de captação de duas águas.
AZEREDO ainda coloca que, a cobertura de acordo com o material empregado, pode ser:* Telhas de barro cozido: marselha ou francesa, colonial, paulista, paulistinha e plan;
* Telhas de fibro cimento: placas onduladas, kalheta ou canalete, meia-cana ou meio-cano;
* Telhas metálicas: alumínio (tipo marselha e tipo ondulada), cobre (placas lisas), ferro (chapas dobradas) e zinco (placas onduladas);
* Madeira;
* Plastico ou PVC;
* Vidro: tipo marselha e tipopaulista;
* Pedra natural (ardósia);
A telha marselha ou francesa é uma telha plana, dimensões 0,25 m de largura por 0,45 m de altura, portanto são necessárias dez telhas para cobrir 1 m². Caimento mínimo recomendado é de 40% caso contrario terá goteiras, e o máximo não existe.
A telha de barro cozido tipo colonial tem comprimento 53cm, largura maior 23 cm, largura menor 16 cm, e seu caimentousual é de 35%.
A telha paulista tem comprimento 48 cm, largura maior 19 cm e largura menos 15,5 cm. O seu caimento usual é de 35% também.
A telha paulistinha é a mesma telha paulista, porém suas dimensões são menores, aumentando consequentemente o número de peças necessarias para cobrir um metro quadrado. Tem 40 cm de comprimento, 16 cm de largura maior e 12 cm de largura menor. Seu caimentominimo é de 30%.
A telha tipo plan tem canal e capa em uma única folha, sendo que o canal é mais amplo, dando vazão maior, podendo portanto usar um caimento menor, da ordem de 25%. Tem 0,93 m de comprimento total, largura da aba de 0,28 m e espessura de 0,06 m, sendo usadas 14 peças por metro quadrado. Cada peça tem massa de 8 kg.
As telhas de fibro-cimento de tipo ondulado saõ fabricadas na...
tracking img