Telhado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Sabemos como é de tal importância o conhecimento e o estudo de um elemento fundamental na construção civil, o telhado. O telhado é a forma popular de todo tipo de cobertura em uma edificação. Porém é apenas um tipo de cobertura caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha do horizonte. E de suma importância, pois não serve apenas como uminstrumento de proteção do tempo, mas como um aspecto estético e harmônico, que se relaciona diretamente com uma edificação. Portanto, esse trabalho apresenta suas tecnologias de construção, seus variados tipos de telhas, e todos os elementos que o compõe, suas possíveis formas entre outras informações que torna possível a sua construção de forma efetiva.


2. TIPOS DE TELHADO

Peladiversidade de formas, e devido à evolução da engenharia de treliças é possível se obter inúmeras formas de telhado. Portanto deriva-se de quinze formas já conhecidas. Sendo elas: Telhado uma água, Telhado duas águas, Telhado uma água com duas platibandas, Telhado uma água com três platibandas, Telhado duas águas com platibanda, Telhado com duas águas invertidas, Telhado três águas, Telhado duas águascom lanterna lateral, Telhado em Arco,Telhado três águas com platibanda, Telhado duas águas tipo corda bamba,Telhado duas águas com cumeeira desalinhada, Telhado quatro águas e Telhado quatro águas com platibanda.

[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic] [pic][pic][pic][pic][pic][pic]





3. ESTRUTURAS DO TELHADO

A estrutura do telhado é o elemento de apoio da cobertura,que pode ser: de madeira, metálica, bambu etc... Dependendo do que se pretende cobrir, as estruturas podem assumir formas diferentes, geralmente constituídas de tesouras, oitões, pontaletes ou vigas, tendo a função de receber e distribuir adequadamente as cargas verticais ao restante da edificação.
[pic] [pic]
Estrutura de madeira Estrutura metálica

[pic]Estrutura de bambu

4. TIPOS DE TELHAS

Para o mercado da construção civil existe uma considerável variedade de telhas, que são compostas por diversos materiais.
As telhas de barro cozido podem produzir cobertura do tipo marselha ou francesa, colonial, paulista, paulistinha ou plan. Já as de fibrocimento desenvolvem coberturas em placas onduladas, calheta ou canalete, meia-cana.As metálicas podem desenvolver em alumínio (marselha e ondulada), cobre - placas lisas - ferro em chapas dobradas e zinco em placas onduladas. Há coberturas em madeira, plástico ou PVC, em vidro que produz coberturas do tipo marselha e paulista, em concreto e, por último, em pedra natural como a ardósia. São muitos os tipos de telhas, mas os mais comuns são as seguintes:
Telha Portuguesa:própria para acabamentos de telhados ondulados. O encaixe é perfeito e a montagem bastante prática. Fabricada em cerâmica, comporta 16 telhas por metro quadrado de telhado, pesa 2,5 Kg por peça, com uma inclinação mínima de 30%, quando a inclinação for acima de 60%, recomenda-se furação para fixação das telhas. Esmaltada (21 cores), natural e branca.
Telha Romana: Um dos modelos maispopulares, de baixo custo. De formato plano, o encaixe também é feito por telhas do mesmo modelo, em fileiras invertidas. Fabricada em cerâmica, comporta 16 telhas por metro quadrado de telhado, pesa 2,4 Kg por peça, com uma inclinação mínima de 26%, quando a inclinação for acima de 60%, recomenda-se furação para fixação das telhas, com cor natural e esmaltada em diversas cores.
Telha Marselha ouFrancesa: adequadas para regiões que apresentam ventos fortes ou nas inclinações aladeiradas, já que possui encaixe em suas bordas e relevo na parte inferior para, se necessário, prender às ripas. Fabricada em cerâmica, comporta 17 telhas por metro quadrado de telhado, pesa 2,4 Kg por peça, com inclinação mínima de 36%, quando a inclinação for acima de 80%, recomenda-se furação para fixação das...
tracking img