Biologia e geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impactos Geológicos Negativos
Aumento da exploração dos recursos naturais

Biologia e Geologia

2011/ 2012



1

Introdução
A professora da disciplina de Biologia e Geologia sugeriu que os alunos fizessem um trabalho que tinha como tema principal “Impactos Geológicos Negativos”. A professora deu a escolher três subtemas relacionados com o tema principal, foram eles: o aumento daexploração dos recursos naturais, o aumento da produção de resíduos e a maior vulnerabilidade aos desastres naturais, pelo aumento da ocupação de áreas de risco. Eu escolhi como subtema o “Aumento da exploração dos Recursos Naturais”, como enunciei nas alíneas acima. Neste trabalho vou desenvolver os meus conhecimentos relativamente ao “Aumento da exploração dos Recursos Naturais”. No meu trabalho voucomentar uma notícia relacionada com o meu subtema, onde esta foi retirada do Jornal de Notícias. Ainda no meu trabalho vou relatar ainda algumas definições dos recursos naturais e seus constituintes. O meu trabalho tem descrito algumas conclusões de gráficos que desenhei relativamente ao crescimento populacional e ao aumento da exploração de recursos naturais. Espero que no meu trabalhoexplicite bem os conceitos científicos.

2

Notícia

sobre

“A

Pressão

sobre os Recursos Naturais”

“Em 2050, a humanidade irá necessitar de cerca de 140 mil milhões de toneladas de minerais, combustíveis e biomassa por ano, ou seja, três vezes mais do que nos dias de hoje, recordando que a cada ano gastamos mais cedo os recursos disponíveis.”
Fonte: Jornal de Notícias, dia 13 de Maio de2011

Esta notícia relata um aumento da pressão sobre os recursos naturais, que ameaça vir a triplicar. Uma das principais explicações que tem interligação com esta notícia (aumento da exploração dos recursos naturais) é o crescimento populacional, pois se existe mais consumo tem de haver mais procura de recursos. E, isto vai ligar-se a um ciclo vicioso. Pois se a população aumentar, aexploração de recursos naturais também tem de aumentar. Verificamos que desde de metade do século XX até a nossa sociedade moderna, tem-se verificado um aumento da população e da procura dos recursos naturais. Esta verificação está graficamente explicada abaixo.

Aumento da exploração dos Recursos Naturais
25000 20000

15000
10000 5000 0 Milhões de euros

Gráfico I- Aumento da Exploração de RecursosNaturais (* estimativa)

3

Crescimento da População Mundial
12 10 8

6
4 2 0

População em Bilhões

Gráfico II- Crescimento da População Mundial (* estimativa)

Ambos os quadros acima descritos estão interligados. Como enunciei no parágrafo acima descrito, existe uma relação entre o crescimento da população mundial e o aumento da exploração dos recursos naturais. Pois os recursosnaturais são um bem essencial para a vida na Terra, por exemplo não sei como a população mundial viveria: sem água (recurso hídrico), sem medicina (recurso biológico), etc. Mas, como tal, existe aspetos positivos e negativos na exploração dos recursos naturais. Para o aspeto positivo é a forma como eles são introduzidos na rotina diária duma pessoa, pois os recursos naturais são explorados parasatisfazer a qualidade de vida na Terra. Para o aspeto negativo é fácil descrever este aspeto pois muitos dos recursos mais procurados são os não renováveis, tais como o petróleo e o gás natural, estes são recursos que poluem o ambiente e não são a escala humana, isto é para se renovarem é necessário muito tempo.

4

O que são os Recursos Naturais?
Toda matéria ou energia que a natureza colocaà disposição do homem são sempre recursos naturais. O homem depende desses recursos para sobreviver e ter qualidade de vida. O ar que se respira, a luz do sol, a água dos rios, a madeira das florestas e as reservas minerais são recursos naturais. Transformados em bens e serviços, os recursos naturais vão gerar conforto. O combustível que move carros, a energia elétrica que permite usar um...
tracking img