Biografia de samuel klein

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Samuel Klein
Samuel Klein nasceu em 15 de Novembro de 1923 na aldeia de Zaklikov, a 80 quilômetros da cidade de Lublin, na Polônia. Terceiro de nove irmãos, filho de Sucher e SzevaKlein, teve uma infância modesta (onde os alimentos não podiam ser desperdiçados, pois eram contados), ajudando seu pai que era carpinteiro, depois de abandonar os estudos fugindo do preconceito eperseguição aos judeus na época.
Iniciada a Segunda Guerra Mundial, em 1939, a família foi dividida e transportada para campos de concentração. Samuel Klein foi preso e enviado a um campo de concentraçãoem Maidanek na Polônia, junto com seu pai. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka. Samuel foi submetido a trabalhos forçados onde sobreviveu com suashabilidades de carpinteiro.
As últimas palavras que ouviu da mãe, em meio à gritaria antes do transporte para campos de concentração, foram: “Salve-se Samuel, Salve-se!”.
Como uma espécie de tributo à mãe,Samuel realmente conseguiu sobreviver a Guerra e ao Holocausto. Depois da Guerra reencontrou o pai e os irmãos que também conseguiram sobreviver. Samuel passou então a viver na Alemanha e se tornoucomerciante: comprava vodca de fazendeiros e vendia para os soldados russos, além de viajar para vários lugares abastecendo com o que estava em falta. No período de cinco anos juntou dinheiro. EmBerlim conheceu Ana, uma jovem vendedora de loja de calçados, por quem se apaixonou. Casaram-se e tiveram o primeiro filho Michael.
Apesar das dificuldades do pós-guerra na Europa, Samuel Klein iaprogredindo nos negócios.
Mas seu espírito empreendedor levou-o em 1951 a tentar a sorte na América do Sul. Partiu com a família para a Bolívia, mas se deparou com o país em plena guerra civil. Com suavisão apurada, vislumbrou no Brasil um país com grande potencial. Reuniu novamente a família e no ano seguinte partiu para o Brasil. Se instalou na casa de uma tia, por seis semanas, no Rio de Janeiro....
tracking img