Biofilmes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E TECNOLOGIA GOIANO
CAMPUS RIO VERDE











BIOFILMES








Alunas: JÉSSICA CARVALHO
FERNANDA TEIXEIRA
Prof. Ms.: MELISSA















RIO VERDE – GOIÁS
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 3
2 REVISÃO DE LITERATURA 4
2.1 BIOFILME 4
2.1.1 Formação do biofilme 4
2.1.2Microrganismos 4
2.1.3 Biofilmes na indústria de alimentos 5
2.1.4 Métodos de prevenção 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4 REFERÊNCIAS 9



























1 INTRODUÇÃO

Com o avanço do conhecimento científico nos últimos anos, verificou-se a formação de biofilmes e seus possíveis danos para a saúde, em várias partes de atividades humanas (MACEDO, 2000).Esses biofilmes são constituídos por células aderentes a uma superfície inerte (abiótica) ou viva (biótica), embebidas numa matriz de exopolissacarídeo. A associação dos organismos em biofilmes constitui uma forma de proteção ao seu desenvolvimento, fomentando relações simbióticas e permitindo a sobrevivência em ambientes hostis (KASNOESKI, 2010).
As suas atividades podem ser classificadasem duas grandes categorias: as benéficas, conduzindo a transformações de valor positivo, e as prejudiciais, responsáveis por processos que devem ser evitados devido a suas conseqüências negativas (CAPELLETTI, 2006).
Resíduos aderidos aos equipamentos e superfícies são capazes de se transformar em possível fonte de contaminação devido às falhas nos métodos de higienização. Sob determinadascondições, os microrganismos se aderem/interagem com as superfícies e iniciam crescimento celular. Essa multiplicação dá origem a colônias e quando a massa celular é suficiente para agregar nutrientes, resíduos e outros microrganismos, está formado o que se denomina biofilme (MACEDO, 2000).
Do ponto de vista da segurança alimentar e da degradação de alimentos, os biofilmes são importantesdevido à sua formação em alimentos, utensílios e superfícies e à dificuldade encontrada em sua remoção. Se formados em materiais da linha de produção da indústria de alimentos, podem acarretar risco à saúde do consumidor e prejuízo financeiro à indústria (FLACH et al., 2005).
Existem vários fatores relacionados à formação de biofilmes. Os principais são: características físico-químicas domaterial sobre o qual estão aderidos e expressão de fatores de virulência por parte dos microrganismos, como produção de cápsula exopolimérica, fímbrias e síntese de adesinas fímbrias e não fímbrias (FREITAS, 2010).
O presente trabalho teve como objetivo a realização do levantamento bibliográfico para explanar a formação de biofilmes, ressaltando a importância na indústria de alimentos e osmétodos de prevenção de biofilmes disponíveis.







2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 BIOFILME


Biofilme microbiano é definido como uma associação de células bacterianas e de fungos, fixadas as superfícies, bióticas ou abióticas, inclusas em uma complexa matriz extracelular de substâncias poliméricas, juntamente com os nutrientes capturados para a formação da matriz(CASALINI, 2008). Os biofilmes representam à parte maioritária de toda a vida microbiana, tanto em quantidade como em termos de atividade. Formam-se naturalmente em qualquer superfície sólida em contacto com água não esterilizada. (XAVIER et al., 2005)
O biofilme contém partículas de proteínas, lipídeos, fosfolipídeos, carboidratos, sais minerais e vitaminas, entre outros, que formam a matriz,abaixo da qual, os microrganismos continuam a crescer, formando um cultivo puro ou uma associação com outros microrganismos, e aumentando a proteção contra agressões químicas e físicas (KASNOESKI, 2010).


2.1.1 Formação do biofilme


A formação do biofilme ocorre por uma série de processos sucessivos, onde a adesão inicial de bactérias planctônicas à superfície é seguida por...
tracking img