Biofilme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nossa percepção de bactérias como organismos unicelulares baseia-se essencialmente no conceito de culturas puras, nas quais as células podem ser diluídas e estudadas a partir de culturas líquidas. Como praticamente todos os conceitos e conhecimentos microbiológicos foram adquiridos a partir do estudo de organismos em culturas puras, somente há alguns anos começamos a entender que,na realidade, a maioria das bactérias se encontra na natureza vivendo em comunidades, de maior ou menor estruturação.
O tipo de "ecologia" que imaginávamos em relação aos procariotos, ou seja, células individuais crescendo de maneira planctônica (livres, em suspensão), raramente é encontrado na natureza. Sabe-se atualmente que, quando em seus habitats naturais, via de regra as bactérias sãoencontradas em comunidades de diferentes graus de complexidade, associadas a superfícies diversas, geralmente compondo um biofilme, isto é, um ecossistema estruturado altamente dinâmico, que atua de maneira coordenada.
Assim, embora possam ter uma existência planctônica independente, este tipo de vida parece ser eventual.
Os biofilmes, complexos ecossistemas microbianos, podem ser formados porpopulações desenvolvidas a partir de uma única, ou de múltiplas espécies, podendo ser encontrados em uma variedade de superfícies bióticas e/ou abióticas. Desta maneira, muitos autores definem biofilmes como associações de microrganismos e de seus produtos extracelulares, que se encontram aderidos a superfícies bióticas ou abióticas.
Geralmente, a dinâmica de formação de um biofilme ocorre em etapasdistintas. Inicialmente temos os organismos denominados colonizadores primários, que se aderem a uma superfície, geralmente contendo proteínas ou outros compostos orgânicos. As células aderidas passam a se desenvolver, originando microcolônias que sintetizam uma matriz exopolissacarídica (EPS), que passam a atuar como substrato para a aderência de microrganismos denominados colonizadoressecundários. Estes colonizadores secundários podem se aderir diretamente aos primários, ou promoverem a formação de coagregados com outros microrganisos e então se aderirem aos primários.
Assim, o biofilme corresponde a uma "entidade" dinâmica, pois, de acordo com os microrganismos que o compõem, teremos consições físicas, químicas e biológicas distintas. Estas alterações fazem com que cada biofilme sejaúnico, de acordo com os microrganismos presentes. Neste sentido, ao longo do tempo a composição microbiana dos biofilmes geralmente sofre alterações significativas.

DESENVOLVIMENTO
Onde são encontrados

No âmbito da engenharia biológica os biofilmes são utilizados em certos bioprocessos, em particular para o tratamento de efluentes, aproveitando a capacidade natural dos microorganismos deformar agregados para produzir processos mais eficientes.
Desenvolvimento do biofilme

Os biofilmes são agregados microbianos, bem organizados, que se desenvolvem espontaneamente em qualquer superfície sólida em condições fisiológicas adequadas. São capazes de adaptar seu metabolismo para trabalhar tanto sobre condições aeróbicas quanto anaeróbicas (Marinho e Araújo, 2007; Thylstrup e Fejerskov,2001).
Esta agregação de microorganismos em biofilmes tem grande importância em várias atividades humanas como a saúde e a indústria. No âmbito da engenharia biológica os biofilmes são utilizados em certos bioprocessos, em particular para o tratamento de efluentes, aproveitando a capacidade natural dos microorganismos de formar agregados para produzir processos mais eficientes.
Sabe-seatualmente que, quando em seus habitats naturais, as bactérias são encontradas em comunidades de diferentes graus de complexidade, associadas a superfícies diversas, geralmente compondo um biofilme, isto é, um ecossistema estruturado altamente dinâmico, que atua de maneira coordenada.
Comportamento coletivo

Há várias décadas, foi proposto que as bactérias poderiam corresponder a organismos...
tracking img