Bioestatistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo
Resíduos químicos produzidos em equipamentos de análises hematológicas: conhecimento e práticas nos laboratórios

Autores
Eliana Mara Fortunato de Lucena ReynaldoI; Paulo Roberto JanissekII; Eliane Carvalho VasconcelosIII

Titulação
IMestra em Gestão Ambiental; gerente e responsável técnica do Laboratório do Hospital da Cruz Vermelha/PR 
IIDoutor em Química; professor do Mestradoem Gestão Ambiental da Universidade Positivo 
IIIDoutora em Química; professora do Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo

Síntese pessoal
O aumento de tecnologia e equipamentos automatizados em laboratórios de análises clínicas permitiu ampliar significativamente a capacidade de análises e processamento de informações. Entretanto, aumentou também na mesma proporção autilização de reagentes químicos nas análises, gerando resíduos que, se descartados de forma incorreta, causam sérios danos ao meio ambiente.
A informação e a conscientização dos profissionais de laboratórios de análises clínicas em relação a possíveis danos ambientais causados pelos resíduos químicos produzidos, é de grande importância e sua forma de descarte adotada faz com que oprofissional se interesse em receber informações relacionadas. 
  A maioria (80%) dos profissionais de laboratórios de análises clínicas acredita ser responsável pelo resíduo produzido, no entanto não possui conhecimento sobre a questão. O que deveria ter sido aprendido dês da época dos primeiros estudos Esse desconhecimento propicia práticas inadequadas em 47% dos laboratórios pesquisados, quedescartam o resíduo diretamente na rede coletora de esgotos. Para evitar a contaminação biológica, 20% dos laboratórios tratam os resíduos com hipoclorito antes de descartá-los na rede coletora de esgoto, e apenas 12% deles possuem tratamento para efluentes, porém esse tipo de procedimento realizado é desconhecido.




Material e métodos
Foram realizadas entrevistas, estruturadas emquestionário, para obter a quantidade de análises hematológicas realizadas na cidade de Curitiba/PR, o modo de descarte dos resíduos gerados pelos equipamentos automatizados e, também, para inferir sobre o conhecimento dos profissionais quanto à formulação das soluções, à forma recomendada de descarte e ao potencial para causar danos ao meio ambiente. 

Dados estatísticos
Um questionário foiformulado para verificar a quantidade de análises hematológicas realizadas na cidade de Curitiba, a maneira de descarte utilizada para os equipamentos automatizados e, também, para inferir sobre o conhecimento dos profissionais quanto à formulação dos reagentes, do descarte e do seu potencial causador de danos ao meio ambiente. O primeiro questionário foi enviado via e-mail para um laboratório da regiãode Colombo; o segundo foi enviado via correio para um laboratório de São José dos Pinhais e, com outro laboratório de São José dos Pinhais, a pesquisa foi realizada via telefone.
Foram realizadas por telefone com 34 laboratórios inscritos no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, de onde a listagem foi obtida. Dos 42 laboratórios ativos inscritos no referido Conselho, 34responderam às perguntas, em quatro os responsáveis não foram encontrados e três não quiseram responder à pesquisa
Questionário aplicado aos laboratórios de análises clínicas situados na cidade de Curitiba. As informações para contato foram fornecidas pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná. Os dados obtidos serão utilizados na dissertação de Mestrado Profissional em GestãoAmbiental da Universidade Positivo realizada pela mestranda farmacêutica bioquímica Eliana Mara Fortunato Reynaldo, tendo como tema "Avaliação de resíduos gerados nas análises hematológicas".
Laboratório:
Responsável:
1. Qual equipamento de hematologia possui?
2. Qual a quantidade de hemogramas realizados diariamente e o total mensal?
3. Como é o descarte das soluções?
4. É recolhido em bombonas...
tracking img