Marginalistas (resumo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JEVONS

1) Utilidade marginal era a única base possível da teoria econômica científica.
O valor das coisas (mercadorias) depende inteiramente da utilidade.

2) O uso do termo valor significa valor de troca ou preço. O valor-trabalho incorporado ao preço da mercadoria foi rejeitado.

3) Os indivíduos extraíram utilidade do consumo de mercadorias para maximizar o prazer.
O conceito deutilidade total foi trabalhando juntamente com o grau final de utilidade, posteriormente chamado de utilidade marginal.

4) As razões entre a utilidade marginal das mercadorias e os seus respectivos preços, quando em Igualdade para todas as mercadorias,indicam que o consumidor atingiu o grau máximo de satisfação pelo consumo dos bens.

5) A utilidade marginal determina o preço das mercadorias,entre os agentes econômicos, até chegar ao equilíbrio. A Teoria da Utilidade,na sua concepção poderia tornar-se a Teoria dos Preços.

6) A formulação matemática foi tomada como princípio para explicar os conceitos de utilidade total e marginal. Os consumidores realizavam trocas, quando eram conhecidos os preços, para maximizar suas utilidades de forma que sempre assegurassem um ganho de ambos oslados.

MENGER

1) Não foi necessário o uso de equações matemáticas para expor suas doutrinas. A análise entre a utilidade total e marginal foi semelhante à de Jevons. Os números e tabelas foram utilizados como método de análise.

2) A formação de preços foi determinada com base na oferta e na procura. Quando a indústria estava em equilíbrio, o preço de mercado era igual ao preço deprodução. Os efeitos da utilidade marginal dos insumos sobre a produção nãoforam considerados. Não haveria excedente a ser expropriado por qualquer pessoa, ou classe.

3) A troca econômica assegura a importância das necessidades e garante o proveito econômico das partes envolvidas. A quantidade de mercadorias que os consumidores estão dispostos a comprar depende dos preços destas. Preços e quantidadesestão inversamente relacionados.

4) O preço é a expressão da equivalência relativa entre as vantagens e desvantagens da troca. O empenho mútuo das forças dos dois permutadores, no caso da troca isolada, fixará o limite concreto e paritário, do qual deve resultar a formação de preços.

5) A fixação de preços no comércio de monopólio ocorrerá entre os contraentes que tiverem maior disposiçãode permuta. Quanto menor for a produção, mais indivíduos serão excluídos da compra. A concorrência entre os mercados aumenta as ofertas.

6) As mercadorias produzidas para o consumo são denominadas de bens de ordem superior, e os fatores de produção, de bens de ordem inferior. A Teoria do Valor reconhece o conceito de utilidade dos bens. As mercadorias que não têm valor de uso perdem o valor detroca. Nãodevem ser produzidas.

7) As coisas, quando destinadas ao consumo pessoal, são bens. Possuem valor de uso. Quando entram em circulação entre seus proprietários, são mercadorias. Possuem valor de uso e de troca.

8) O dinheiro (moeda) é uma mercadoria especial usada nas trocas. É o parâmetro das trocas. É o medidor dos preços.

WALRAS

1) O valor de troca das mercadorias estáassociado ao conceito de riqueza social. Coisas úteis, limitadas em quantidades, são: apropriáveis, valiosas, permutáveis e multiplicáveis industrialmente.

2) A raridade das mercadorias é o que determina o valor de troca e a formação de preços.
A dualidade dos objetivos, entre vendedores e compradores, gera certo grau de insatisfação no pagamento ou recebimento dos preços e tal frustração éconsiderada natural. Ambos, vendedores e compradores, desejariam tirar o máximo proveito na troca, lucro e prazer, respectivamente.

3) O valor de troca produz-se no mercado. Os preços são chamados de relações dos valores de troca entre a demanda e a oferta efetiva. Os valores de troca são relativos no estabelecimento dos preços de equilíbrio.

4) O Equilíbrio Econômico Geral foi a importante...
tracking img