Como fazer uma boa resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (514 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Orientações para elaboração de uma resenha

Uma resenha constitui-se em uma síntese ou apreciação crítica sobre determinada obra. Geralmente, trata-se de um texto curto para publicação emperiódicos especializados. “Uma resenha pode ser puramente informativa, quando apenas expõe o conteúdo do texto; é crítica quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado; écrítico-informativa quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado.” (SEVERINO, 2000, p. 131)

Estrutura geral da resenha
Inicia-se a resenha com um cabeçalho, ao alto, à direita, no qual sãotranscritos os dados bibliográficos completos da obra, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
São três as principais seções de uma resenha:
- Introdução: oobjetivo da introdução é levar o leitor a ler a resenha e contextualizar o autor e sua obra. Essa parte do texto deve conter: parágrafo de interesse; contextualização do autor e da obra e um parágrafo detransição para o resumo.
- Desenvolvimento: uma exposição sintética do conteúdo do texto, deve ser objetiva e conter os pontos principais e mais significativos da obra analisada. O desenvolvimentodeve conter uma breve introdução, mostrando as partes constitutivas básicas da obra; a síntese do pensamento do autor; a conclusão; e um parágrafo de transição para a crítica.
- Comentário crítico:essa é a parte do texto em que o resenhista analisa e critica as ideias do autor da obra.

Trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou. Essa avaliação crítica podeassinalar tanto os aspectos positivos quanto os aspectos negativos do mesmo. Assim, pode-se destacar a contribuição que o texto traz para determinados setores da cultura, sua qualidade científica,literária ou filosófica, sua originalidade etc.; negativamente, pode-se explicitar falhas, incoerências e limitações do texto.
Esse comentário é normalmente feito como último momento da resenha, após a...
tracking img