Biodiversidade no rio grande do sul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA


ALUNO 1
ALUNO 2





BIODIVERSIDADE NO RIO GRANDE DO SUL
















MUNICÍPIO

ANO



ALUNO 1
ALUNO 2





BIODIVERSIDADE NO RIO GRANDE DO SUL






Projeto de Estudo desenvolvido para a apresentação ao Segundo ano do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, como requisito parcial do componente de Geografia para obtenção daformação de Ensino Médio.


Professora Orientadora:



MUNICIPIO
ANO







Biodiversidade no Rio Grande do Sul

1.Tema

Biodiversidade no Rio Grande do Sul

2.Delimitação do tema

Projeto conservação da biodiversidade como fator de contribuição ao desenvolvimento do estado do Rio Grande do sul

3.Formulação do problema:

Quais são os fatores que vem causando gravesimpactos sobre a Biodiversidade no Rio Grande do Sul?

4.Definição de Termos do Problema de Pesquisa:

Os fatores: são as causas que estão acabando com a Biodiversidade no Rio Grande do Sul.

5.Hipótese:

Apoiar os atores envolvidos nos distintos processos econômicos; Conhecer mais sobre o tema; Produzir instrumentos para aprimorar a gestão; Reduzir riscos e ameaças à biodiversidade;Capacitar as comunidades locais e outros atores com os quais se tenha interfaces operacionais; Divulgar o tema; e Operacionalizar todas essas ações em conjunto, de forma ordenada, em sintonia com um cronograma único, que seja referência para todos os envolvidos. Ecoturismo: uma forma sustentável de utilização dos recursos naturais
O ecoturismo é um exemplo de atividade que concilia desenvolvimentoeconômico e conservação dos ecossistemas. Por ser uma atividade dominada por pequenas e micro empresas, vem gerando rápido aumento de emprego e renda, o que aumenta a qualidade de vida das pessoas que vivem nas regiões onde ele é realizado.



6.Objetivo Geral:

É promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação deoportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento regional.

7.Objetivos Específicos:

Os objetivos específicos do Projeto:
A) Conservar a biodiversidade através de adoção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento de sistemas de gestão e práticas de produção, fortalecendo as áreas protegidas em Unidades de Conservação.
B) Promover ações derecuperação em áreas importantes para a conservação da biodiversidade, onde se verifica fragilidade e agressão à biodiversidade do RS.
C) Elaborar avaliações técnicas das áreas de alta importância biológica, em especial, no bioma Pampa.
D) Garantir a função, a dinâmica e a evolução dos ecossistemas e das espécies endêmicas e ameaçadas de extinção ocorrentes no território do RS.
E) Fomentar aconscientização e a percepção públicas sobre a biodiversidade junto aos diversos setores da sociedade, integrando o tema às perspectivas produtivas, educando e capacitando nos diversos níveis.
F) Desenvolver instrumentos de gestão integrada, necessários para que se atinja o manejo eficiente e sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais, inclusive dos recursos hídricos, que lhe dão suporte.8.Justificativa:

As distintas características ambientais do Rio Grande do Sul possibilitam a utilização diversificada dos espaços. O manejo inadequado, aliado a fatores climáticos e geológicos vem causando graves impactos ambientais com repercussão socioeconômica e cultural.
São fundamentais ações de conservação para garantir a riqueza de espécies e ecossistemas, e reduzir as ameaçasexistentes sobre a biodiversidade.

9.Metodologia:

A palavra biodiversidade ou diversidade biológica significa, resumidamente, a variedade de seres vivos e ambientes em conjunto.
O Rio Grande do Sul é uma região de transição entre biomas e zonas biogeográficas distintas, que apresenta paisagens e ecossistemas diversificados para uma área relativamente pequena, abrigando animais e vegetais com...
tracking img