Costumes portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Costumes

Alguns dos trajes tradicionais ainda são utilizados no norte do Minho, em casamentos ou outras ocasiões festivas.

Peças de vestuário, como o gorro de malha verde e vermelho do pastor do Alentejo e a samarra (casaco curto com gola de pelo de raposa) ainda existem.

Em Trás-os-Montes e Alto Douro, os pastores vestem capotes de palha.

O uso do preto durante os períodos deluto é especialmente comum nas aldeias.

Na Madeira poderá ver o traje regional nos mercados locais e floristas de rua.


Economia

Portugal é um país essencialmente agrícola, destinando-se 75% da sua produção agrícola e pecuária à exportação.

Fundamentalmente cerealífero, destaca-se o cultivo de trigo e milho, sendo também importantes as produções de azeite, legumes e hortaliças.

Avinicultura domina a actividade agrícola a Norte do Douro (destacando-se o generoso Vinho do Porto), que produz cerca de 15 milhões de Hl anualmente.
Portugal é o maior produtor da Europa de cortiça e tem, igualmente, peso apreciável na produção e exportação de azeite, concentrado de tomate e conservas. A actividade piscatória é importante no conjunto da actividade económica.

As indústriastêxtil e de calçado são também importantes, assim como as de papel e de mobiliário. A construção e a metalo-mecânica têm-se expandido gradualmente, sendo de assinalar as condições naturais que favorecem o crescente desenvolvimento da indústria turística, fonte preciosa de vultuosas quantias em moeda estrangeira.

Membro da União Europeia desde 1986, Portugal goza, actualmente, de umcrescimento económico saudável.


Comércio

Para o tamanho do país, Portugal tem um grande comércio estrangeiro.

O total das importações (principalmente comida e bebida, trigo, petróleo bruto, maquinaria, automóveis e matérias-primas) tem sido maior do que o total de exportações (onde se destacam os têxteis, o vestuário, o calçado, a pasta para papel, o vinho, a cortiça e a polpa de tomate).Grã-Bretanha, Alemanha, França e outros países da União Europeia são os principais parceiros comerciais de Portugal.


Transportes

Apesar de os transportes e as comunicações terem sido neglicenciados no passado, tem-se constatado a realização de um esforço suplementar para reparar essa situação.

Lisboa e Porto são agora ligadas por uma auto-estrada composta por quatro faixas e estão aser concebidos itinerários semelhantes nos sentidos Porto - Espanha e Lisboa - Espanha. As estradas nacionais estabelecem a ligação entre as principais cidades e estendem-se até às fronteiras e portos. As estradas secundárias ligam as cidades a quase todos os pontos do interior e muitas delas datam de tempos remotos.

O Aeroporto da Portela, em Lisboa, uma importante plataforma para os voosintercontinentais, é a base da companhia aérea portuguesa TAP (Transportes Aéreos Portugueses), que fornece serviços regulares.

Os aeroportos secundários mais importantes localizam-se no Porto e em Faro.



Mina e Indústria

Portugal depende muito da importação de petróleo e derivados.

O carvão, cuja produção tem vindo a aumentar desde os anos 80, é responsável por cerca de 5% doconsumo de energia no país.

Um terço da electricidade de Portugal é fornecido pela energia hidráulica.

Tungsténio, estanho, crómio e outras misturas metais são extraídos em quantidades comerciais e grande parte do tungsténio extraído é exportada.


Agricultura e Pesca

As receitas das colheitas e a produtividade animal registam valores muito inferiores quando comparados com a média daUnião Europeia devido ao baixo investimento agrícola, à fraca mecanização, ao pouco uso de fertilizantes e por causa do fragmentado sistema de ocupação da terra. As principais colheitas em Portugal são as de cereais (trigo, cevada, milho e arroz), batatas, uvas (para a vinicultura), azeitonas e tomates.

Portugal é o maior exportador de polpa de tomate e um dos principais na de vinho. Estas...
tracking img