Bill gates e steve jobs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2124 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Piratas do Vale do Silício - para um empreendedor
O filme “Piratas do Vale do Silício”, de 1999, conta a história da criação da Apple e da Microsoft. Não venho aqui analisar o filme em si, pois não estou apto para tal, mas sim para avaliar o grau de empreendedorismo que se passa por detrás da história.


Tudo começa quando dois amigos de escola, Steve Jobs e Steve Wozniack, começam a mexercom geringonças eletrônicas. Este último, alias, um verdadeiro gênio do hardware, que montava seus computadores no quarto de sua casa.

Em uma feira na escola, Jobs e Woz apresentam seu primeiro computador a um grupo de estudantes, causando grande alvoroço. Assim, descobrem o que realmente gostam de fazer: computadores.

A idéia era fazer computadores para pessoas comuns, usuários domésticos.Tentam de diversas formas empréstimos para investir na empresa. Jobs até vende seu carro para ajudar na criação da Apple, cuja sede na época era a garagem da casa de seus pais. Woz tenta vender a idéia para a HP, local onde trabalhava, mas ninguém lá lhe deu crédito: “O que pessoas comuns irão fazer com um computador?”, questionava o CEO da HP.

Observação Nº 1:
Quando temos uma idéia de um novonegócio, devemos acreditar nela, transforma-a em um sonho. Muitos irão zombar do nosso objetivo, mas nunca devemos desacreditar. Jobs, desde que viu que criar computadores para usuários domésticos poderia se tornar um grande negócio, nunca deixou de acreditar.

Enquanto isso, Bill Gates e Paul Allen, estudantes de Harvard e apaixonados por tecnologia, descobrem, através de uma revista, umaempresa em Albuquerque que está desenvolvendo um microcomputador, o Altair. Gates então resolve entrar em contato com o proprietário desta e, depois do contato, começa imediatamente a desenvolver um sistema operacional para o tal computador, junto a seu amigo Allen, trabalhando dia e noite. Assim nascia a Microsoft. O sistema denominava-se Basic.

Observação Nº 2
Quando você visualiza umaoportunidade, entre de cabeça! Não deixe pra depois! Bill Gates sempre foi determinado e trabalhador. Esforçou-se muito para conseguir o que tem hoje. Nada veio por acaso, tudo foi fruto do seu árduo esforço e sua grande capacidade de negociação.


Em uma feira de PCs em São Francisco, 1977, o Apple II ganha grande repercussão e a história da Apple muda completamente. Com investimentos, rapidamente setorna uma grande empresa. A demanda por computadores pessoais cresce cada dia mais.

Observação Nº 3
Se você procura, é ousado e inovador, as oportunidades aparecerão. Nesta hora, você precisa investir seu tempo e dinheiro para fazer o negócio crescer. É possível abrir uma empresa sem praticamente nenhum recurso, como vimos, mas em determinado momento devemos aplicar capital para seu crescimento.A Microsoft continuava pequena, insignificante, fazendo sistemas operacionais para pequenas montadoras de computadores e vendo a Apple dominar o mercado de computadores pessoais. Bill Gates tem a idéia, então, de recorrer a maior empresa de tecnologia do mundo na época, a IBM. Esta, com planos de criar um computador superior ao da Apple, monta uma grande estrutura para este projeto. Gatesfecha uma parceria onde cada microcomputador seria vendido com uma cópia do DOS. Gates na verdade não tinha nada, mas ele não ficou parado. Fechando o negócio, Allen procurou um conhecido que tinha um sistema operacional básico, onde a Microsoft trabalhou em cima para melhora-lo e enfim oferece-lo a IBM.

Observação Nº 4
Gates sempre mostrou ser um visionário. Quando percebeu que a IBM queriavencer a Apple e não tinha um sistema operacional, se candidatou. A grande jogada foi reter a propriedade sobre o DOS. Com isto, ele teria lucro em cada PC vendido pela IBM. O DOS não era nem de longe o melhor sistema, mas Gates era ambicioso e audacioso, correndo muitos riscos. Em muitos momentos devemos correr riscos, calculados claro, para alcançar nossos objetivos.

“Bons artistas copiam,...
tracking img