Trabalho de farmacologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FARMACOLOGIA – NUTRIÇÃO
1 . O que você entende sobre absorção de drogas? A velocidade da absorção depende de que fatores?
2. Quais são os dois processos fundamentais que determinam a concentraçãodo fármaco em um determinado tempo e local de ação?
3 – Explique esta figura:

4 – Como as pequenas moléculas e drogas atravessam as membranas celulares?
5 – Quais são os principais tipos dedifusão passiva e explique-os.
6 – O que é coeficiente de partição óleo/água?
7 – Os fármacos tem a sua absorção influenciada pelo pH do meio em que se encontra. Como você explicaria este processo emrelação aos fármacos ácidos e bases fracas?
8 – Existem 3 tipos de transporte mediado por carreadores, um deles é o transporte ativo. Quais são as características deste transporte?
9 – ExpliqueEndocitose (fagocitose/pinocitose) e Exocitose.
10 – Suponhamos que na prescrição médica há 2 medicamentos designados A e B. O medicamento A possui características hidrofóbicas e baixa massa molecular. Omedicamento B é hidrossolúvel e se apresenta na forma farmacêutica sólida. Qual medicamento (A ou B) atingirá mais rápido a corrente sanguínea? Explique.




Respostas1. É a transferência de um fármaco desde o seu local de administração até a corrente circulatória. A absorção ocorre quando o medicamento atravessabarreiras biológicas epitélio gastro intestinal, endotélio vascular e membranas plasmáticas até atingir a circulação sanguínea. A absorção pode ser definida, ainda, como o transporte da droga do local deabsorção até a corrente sanguínea. As barreiras às quais as drogas devem atravessar até alcançar a corrente sanguínea são basicamente constituídas pelas membranas celulares. Assim como a absorção,...
tracking img