Bilinguismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CREACE - Curso de LIBRAS
Módulo II
Turno: Tarde
Dia: Terça-feira (Sala 16)
Professor: Márcio Machado
Aluno: Erasmo Diógenes Pedreira

Proposta Bilíngue

Fortaleza,19 de março de 2013
Proposta Bilíngue

O bilinguismo, no meio educacional dos surdos, engloba o português, como recurso de expressão escrita e o LIBRAS como recurso quotidianogestual de expressão.
A aprendizagem do português para os alunos surdos é um tanto complicada, pois existem algumas divergências para que o surdo tenha acesso, seja incluídonesse meio de ensino, pois para alguns alunos, a escola pode ser vista como segregadora, tendo em mente que os surdos poderiam se isolar do restante dos alunos, mas também, poroutro lado, pode ser vista como lugar onde a criança surda desenvolve melhor sua parte cognitiva e enaltece a comunidade surda, em seu aspecto cultural, e enaltece sua identidade.O importante, na verdade, é que “a criança cresça e desenvolva suas capacidades cognitivas, linguísticas, afetivas e políticas, independentemente do espaço escolar no qual estáinserida”, para tanto, é preciso reconhecer que os alunos surdos necessitam de uma educação específica. Bom seria, em geral, que a criança surda aprendesse primeiramente alíngua de sinais, para só depois aprender o português, a se expressar também pela língua escrita e para facilitar a aprendizagem “uma vez que o aprendiz da segunda língua utiliza aprimeira como estratégia da aprendizagem”.
Por fim, o bilinguismo ajuda na relação do surdo com a comunidade ouvinte e o surdo com ele mesmo, permitindo-se fazer uma autoimagempositiva dele como sujeito surdo sem comprometer sua integração com o meio ouvinte. A proposta bilíngue possibilita o surdo escolher a melhor forma de se expressar linguisticamente.
tracking img