Bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte I: Manuseio do bico de Bunsen
(C) A chama produzida pelo bico de Bunsen com as entradas de ar primário (“janelas”) fachadas, apresentou cor avermelhada na partesuperior, alaranjado no centro e azul em sua base. Observou-se também a produção de uma fumaça negra, a altura da chama era cerca de 20 cm. Ao abrir as “janelas”, houve mudança dacor, a chama tornou-se azul por inteiro, não apresentou liberação de fumaça visível e sua altura reduziu-se para aproximadamente 3 cm.
(D) Aproximando o fundo da cápsula deporcelana, notou-se um rápido escurecimento da superfície, de maneira que não era possível visualizar a cor original. A chama queimou as impurezas e o oxigênio próximo da superfícieem contato, assim, produziu-se fuligem, resultado de uma combustão incompleta, pois não havia oxigênio suficiente. Quando as “janelas” foram abertas, não houve escurecimentodo fundo da cápsula, não houve combustão incompleta, as entradas permitiram a entrada de oxigênio o suficiente para a reação.
(E) Após o fio tornar-se rubro, observou-se umacor avermelhada, ao descer o fio pela chama, a superfície onde ocorria a mudança de cor aumentava. O centro desta área tornou-se rubro novamente, indicando que havia resfriado emrelação ao topo da chama, então, concluiu-se que o centro da chama apresenta menor temperatura.
(F) Quando se introduziu o tubo de vidro na parte inferior da chama eaproximou-se um fósforo acesso, a parte oposta à chama produziu uma nova chama que se apagou ao elevar o tudo pela chama do bico. No centro inferior havia gás não queimado quepercorreu o tubo e causou a chama na outra extremidade, conforme elevou-se o tubo, a quantidade de gás era menor, não havendo mais combustível para a nova chama, até que esta se apagou.
tracking img