Celulas do sistema imunologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os linfócitos B
são células do sistema imune formadas a partir das células mães (estaminais) localizada na medula óssea. Essas células têm um importante papel na imunidade humoral e são essenciaiscomponentes do Sistema imune adaptativo. A principal função das células B é a produção de imunoglobulinas (anticorpos). Após ativação, esses linfócitos podem sofrer diferenciação em plasmócitos oucélulas B de memória.
Os plasmócitos são grandes células B que foram expostas ao antígeno e produzem e secretam grandes quantidades de anticorpos, que ajudam na destruição dos microorganismos ligando-sea elas e tornando-os alvo para fagócitos e ativando o sistema imune complemetar.
As células B de memória são formadas através da ativação de células B no encontro com antígeno específico durante aresposta imune primária. Estas células são capazes de uma vida longa, e podem responder rapidamente a uma segunda exposição ao mesmo antígeno.


T
Estas células representam 65-75% dos linfóticossanguíneos e são formadas no timo, sendo responsáveis pela produção de anticorpos sanguíneos e também pela imunidade celular. No timo, estes linfócitos se diferenciam em células T helper, T supressora eT citotóxica. Os T helper estimulam a transformação dos linfócitos B em plasmócitos. Os linfócitos T supressores inibem a resposta humoral e celular e apressam o término da resposta imunitária. Oslinfócitos T citotóxicos agem diretamente sobre as células estranhas e infectadas por vírus, através de dois mecanismos: produção de perforinas (proteínas), que abrem orifícios nas membranasplasmáticas, provocando a lise das células; através da indução das células-alvo a entrarem em apoptose (morte programada).
CÉLULAS NK

Os linfócitos NK (Natural Killer) são células matadoras naturais, oucélulas assassinas e fazem parte de 10-15% dos linfócitos do sangue. Elas lisam (destroem) a células tumorais (estranhas) ou infectadas por vírus sem que estas expressem algum antígeno ativador da...
tracking img