Analise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A analise das Demonstrações Financeiras como Ferramenta para acompanhar e avaliar o desempenho Financeiro e a Análise do Investimento de Capital
Editar Artigo | Publicado em: 26/11/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 679 | [pic]
0Share
[pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic][pic]Anúncios Google
RNC-Contabilidade Rede Nacional de Contabilidade Maior grupo contábil do país www.rede-rnc.com.brGestão Patrimonial Ativo Imobilizado, Sistema de Ativo Avaliação de patrimonio, Lei 11.638 www.grupounis.com.br
Auxiliadora Predial Especializada na Administração de Condomínios. Veja nossos serviços. www.auxiliadorapredial.com.br
MBA e pós-graduação 2011 Auditoria em Saúde para formados: médicos, enfermeiros, advogados... www.iahcs.com.br
1  INTRODUÇÃO

 

É possível afirmar que a análise dasdemonstrações contábeis ou financeiras tem por objetivo avaliar, ou melhor, produzir informações necessárias para que as partes interessadas avaliem a posição econômico-financeira passada e atual de uma entidade. Este artigo científico tem por objetivo explorar os meios de como se analisa e quais são estas demonstrações. Faz-se útil, também, afirmar que em contabilidade a análise de demonstraçõesfinanceiras ou contábeis e análise de balanço são sinônimos.

Toda a análise dos demonstrativos financeiros impacta nas decisões tomadas sobre o patrimônio e os resultados da empresa como, também, servirão de apoio para a decisão sobre novos investimentos e, ainda, as condições mais apropriadas para financiá-los.

Além de informar os usuários internos sobre os pontos críticos que merecem maior atençãono gerenciamento operacional e estratégico, informar o impacto de suas ações na estrutura financeira da empresa, e quanto aos usuários externos a análise dos demonstrativos também revela a situação empresarial para seus acionistas, investidores, economistas, instituições financeiras, fornecedores e clientes, governos, sindicato e associações de classe.

Cada um desses analisará a situação econômicaou financeira da organização, conforme seus interesses particulares. Assim, para os acionistas e investidores, pode ser interessante conhecer a rentabilidade gerada pela empresa. Para os credores, pode ser interessante conhecer a capacidade para saldar os compromissos. Enquanto que o governo direcionará a sua atenção para os aspectos legais da construção dos demonstrativos que assegurarão orecolhimento de tributos.

2 OBJETIVOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS

 

Conforme instrui o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, em seu pronunciamento técnico CPC 00, o objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço Patrimonial), sobre seu desempenho em um determinado período (Demonstração do Resultado) e sobre asmodificações na sua posição financeira (Demonstração dos Fluxos de Caixa, no Brasil desde 2008).  Devem, estas, estar complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrativos que permitam o adequado entendimento sobre a posição patrimonial e financeira.

Os dados gerados pelas demonstrações financeiras servem de base para informar as partes interessadas internas, que sãoos acionistas, administradores e funcionários da organização, e, ainda as partes interessadas externas que são as instituições financeiras, governos, fornecedores, sindicatos e outros, sobre a situação econômico-financeira da organização. A informação gerada, analisada e entendida, neste caso para o entendimento das informações, é necessário conhecimento razoável do negócio, pois permitem tomadasde decisões com elevado grau de acerto sobre futuros investimentos ou projetos.

A situação econômico-financeira positiva da organização esperada pelas partes interessadas é o resultado de um planejamento financeiro bem elaborado. Para que uma organização gere bons resultados é necessária uma boa estratégia financeira. Esta estratégia precede um plano financeiro bem elaborado, Ross et al. (1995,...
tracking img