Bico de bunsen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


O bico de Bunsen é um item muito importante e muito presente nos laboratórios de química, o uso dele é necessário em quase todas as experiências que usam calor, nesse trabalho contém as principais funções do bico de Bunsen, e também apresenta as principais técnicas de aquecimento.
.

1.1 Objetivos


Aprender e entender como o Bico de Bunsenfunciona dentro de um laboratório de química, além de praticar algumas técnicas de aquecimento.
2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Usos do bico de Bunsen


“O bico de Bunsen é um aparelho idealizado pelo químico alemão Robert W. Bunsen (1811-1899), professor de química da Universidade de Heidelberg, em 1852. É usado para aquecer objetos ou soluções não inflamáveis. Ele pode ainda, ser usadopara aquecer objetos a temperaturas muito altas. O bico de Bunsen possui em sua base um regulador de entrada de ar para controlar o tipo de chama: impedindo a entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente “fria”, pois a combustão é incompleta. Aumentando a entrada de ar a cor azul da chama indica que a mistura gasosa foi otimizada, e, portanto, a chama está na temperatura mais quentepossível.” (Proenc)

2.2 Aquecimento de líquidos em béquer

Utilizado para dissolução ou preparação de soluções à quente, devendo ser protegido do fogo direto pelo uso, por exemplo, de tela de amianto ou aquecimento em banho-maria.
Não deve ser empregado para medidas de volumes. Deve ser evitado o uso de bastão de vidro, contra as paredes e o fundo do béquer, pois pode serquebrado.


2.3 Aquecimento de líquidos em tubo de ensaio

Os tubos de ensaio são recipientes de vidro alongados e cilíndricos, comumente usados em experiências com pouco volume. Os tubos de ensaio podem ser aquecidos no Bico de Bunsen.


2.4 Calcinação
É o processo de aquecer uma substância a altas temperaturas, sem contudo atingir seu ponto de fusão, de forma a conseguirsua decomposição química e consequente eliminação dos produtos voláteis. A calcinação também é usada para a eliminação da água de cristalização, operação conhecida como queima e na oxidação de substâncias poluidoras presentes em residuos, buscando a eliminação de sua toxidez. Outras reações (ustulação, sinterização, vitrificação) obtidas pelo aquecimento a altas temperaturas recebem nomesespecíficos e não devem ser confundidas com a calcinação. Cal e gesso são produzidos por calcinação.


2.5 Aquecimento em banho de areia e evaporação em cápsula de porcelana

"Um banho de areia é uma peça comum de equipamentos de laboratório feitos a partir de um recipiente com areia aquecida. Ele é usado para fornecer aquecimento mesmo para outro recipiente, na maioria das vezes, durante uma reaçãoquímica.

Um banho de areia é mais comumente usada em conjunto com uma placa quente ou aquecimento do manto. Um copo é preenchido com areia ou pelotas de metal (chamado tiro) e é colocada sobre a placa ou manto. O vaso de reação é então parcialmente coberto por areia ou pellets. A areia ou a tiro, em seguida, conduz o calor da placa para todos os lados do vaso de reação.

Esta técnica permiteque um vaso de reação a ser aquecido ao longo com o mínimo de agitação, em oposição ao aquecimento do fundo do navio e à espera de convecção para aquecer o restante, cortar em ambos a duração da reação e da possibilidade de reações colaterais que podem ocorrer em altas temperaturas.“
























3 MATERIAIS E MÉTODOS


3.1 Materiais

3.1.1 Uso dobico de Bunsen

Isqueiro
Palito de madeira
Bico de Bunsen

3.1.2 Aquecimento de líquidos em béquer

Água destilada
Béquer
Tela de amianto
Tripé de ferro
Bico de Bunsen
Termômetro

3.1.3 Aquecimento de líquidos em tubo de ensaio

Água destilada
Pinça de madeira
Tubo de ensaio
Bico de Bunsen

3.1.4 Calcinação

Sulfato Cúprico Penta Hidratado
Cadinho de porcelana...
tracking img