Bicicleta no mundo de hoje

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 125 (31043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

DIEGO TRELLES RUSCHEL

A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL NO TURISMO

Porto Alegre 2008

DIEGO TRELLES RUSCHEL

A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL NO TURISMO

Trabalho de conclusão do curso de graduação em Turismo da Faculdade de ComunicaçãoSocial da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientadora: Profa. Dra. Ellen Regina Mayhé Nunes

Porto Alegre 2008

AGRADECIMENTOS

No momento de uma grande conquista, gostaria de agradecer a todos que acreditaram neste trabalho e que me apoiaram ao longo desta trajetória. À família, em especial à: Iara Ruschel, Cláudio Ruschel e Sirlei Severo, por tanto aguardarem estemomento e pedalarem a paciência por alguns anos. À amiga Ninki, por dispor de seu conhecimento e sabedoria na construção de uma teoria convicta. À minha orientadora, professora Ellen Mayhé Nunes, por mostrar e sinalizar o caminho. Aos amigos. Pessoas que encontramos na estrada por toda a vida Aos professores e funcionários da PUCRS.

RESUMO

Esta pesquisa tem como proposta a apresentação douso da bicicleta como meio de transporte sustentável no meio urbano e no turismo. Seu uso é sugerido nas cidades a partir do ponto de vista da eficácia em mobilidade urbana sustentável, mas também como forma de renascimento dos centros urbanos, da recriação do espaço público em detrimento do uso do automóvel como meio de locomoção diário. A bicicleta é exposta neste trabalho como um meio detransporte de massa, a qual seu uso se caracteriza como uma importante ferramenta do meio social, oportunizando aos habitantes uma reinterpretação do seu modo de vida e de seu redescobrimento como ser humano na socialização do espaço das cidades entre todos seus semelhantes. No contexto do Turismo, o uso da bicicleta é caracterizado como um novo e importante segmento turístico, apresentando-se ocicloturismo como uma atividade alternativa no setor, proporcionando uma significativa distribuição de renda ao longo das viagens, além de oportunizar o contato direto entre os viajantes, as localidades e o meio ambiente.

Palavras-chave: Turismo. Sustentabilidade. Mobilidade urbana. Bicicleta.

ABSTRACT

This research has the proposal to introduce bicycle as a sustainable means of transportationfor urban environment and tourism activities. Cycling is suggested for cities due to its efficiency as a sustainable vehicle which is able to promote a new understanding and a different perspective about urban life, bringing back urban space to the citizens enjoy and celebrate living in the city. Bicycle is a powerful tool for social living together which is an opportunity to reinterpret thecontemporary people way of life and its behavior between human beings through the cities. In the travel context, cycle tourism is a great new market, specially because it contributes with the most part of cities along the cycle routes, multiplying and sharing the local business profits inside the local economy, improving relationships among cycle tourists, localities inhabitants and naturalenvironment.

Keywords: Tourism. Sustainability. Urban mobility. Bicycle.

LISTA DE SIGLAS

ABLA – Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis ANTP – Agência Nacional de Transportes Públicos ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres APBP – Association of Pedestrian and Bicycle Professionals BNH – Banco Nacional de Habitação CMP – Custo médio padrão CTB – Código de Trânsito BrasileiroDENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito DETRAN – Departamento de Trânsito EPTC – Empresa Pública de Transporte e Circulação GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada OECD – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico ONG – Organização não-governamental PAC –...
tracking img