Bicicleta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho de pesquisa relata sobre a existência de um veículo de duas rodas, a “Bicicleta”. O primeiro modelo surgiu em 1870. Era toda de metal, tinha os pedais na enorme roda da frente e custava o equivalente a seis meses de salário de um trabalhador médio. Mas não foi uma invenção, algo surgido do dia para a noite, e sim o resultado de uma evolução que começou num brinquedocriado na França 80 anos antes. No entanto existem registros de que os antigos egípcios já conheciam aquele meio de locomoção, ou pelo menos já idealizavam nos seus hieróglifos a figura de um veículo de duas rodas com uma barra sobreposta. Entretanto, não foi idéia de uma única pessoa, foram evoluções baseadas numa referencia.

Desenvolvimento

Pesquisadores da Universidade de Massachussets, EUA,descobriram que a bicicleta é mais antiga do que se pensa. Em um museu de Madri, os primeiros protótipos de inventos semelhantes à bicicleta já haviam sido feitos por Leonardo Da Vinci.
Entre os séculos XV e XVI, várias engenhocas foram feitas através da base de Da Vinci. Diversos veículos de duas e quatro rodas movidos por meio de correntes, alavancas, etc., foram desenvolvidos.
A bicicleta, defato, surgiu somente em 1790, por meio do conde francês Sivrac. Batizado de celerífer, seu invento se tratava de um veículo de duas rodas, interligadas por um pedaço de madeira semelhante a um cavalo e que funcionava por tração humana.
Após isso, várias modificações foram sendo feitas ao longo da história, até chegar ao modelo pelo qual conhecemos hoje. As bicicletas são muito utilizadas,principalmente na Europa e Ásia. Na China, por exemplo, ela é o mais popular meio de transporte.
A invenção da bicicleta como meio de locomoção é algo muito difícil de precisar no tempo. Vários autores defendem que a bicicleta surgiu pela mão do conde francês Mede de Sivrac, outros consideram que a sua criação é posterior àquela data.
No entanto existem registros de que os antigos egípcios jáconheciam aquele meio de locomoção, ou pelo menos já idealizavam nos seus hieróglifos a figura de um veículo de duas rodas com uma barra sobreposta.
Depois deste acontecimento sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como as mudanças e a roda livre.
Hoje em dia, foram feitos novos aperfeiçoamentos nas bicicletas no sentido de aperfeiçoar cada tipo de bicicleta, tornando-ascada vez mais eficazes para os desportos de competição ou mais confortáveis para o lazer.

A História da bicicleta

1. 1490
Os primeiros traços da existência da bicicleta tal como a conhecemos hoje, ocorreram em projetos do renomado inventor italiano Leonardo da Vinci, por volta de 1490.
2. 1790
Em 1790, o conde francês Sivrac inventou uma máquina a que deu o nome de Celerífero(“Célerefère”) e que alguns historiadores consideram o antepassado mais antigo da bicicleta moderna. Muito simples, consistia num corpo de madeira. Não tinha movimento de direção, já que a roda dianteira era fixa, nem pedais, o que obrigava o utilizador a empurrá-la com os pés, ou seja, “caminhava” sentado sobre ela.
3. 1816
O próximo passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816, pelamão do barão alemão Karl Friederich Cheistian Ludwing Von  Drais que adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guiador, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que Von Drais usou para percorrer o trajeto ente Beaun e Dijon, na França, à velocidade média de 15km/h, primeiro “recorde ciclístico”. Drais (1785-1851), inspetor florestal e inventor nas horas vagas, foi o primeiro a construir umbiciclo dirigível, que ficou conhecido como draisiana.
4. 1818
A 5 de Abril, o barão Drais apresenta o seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde fez o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15km/h, primeiro “recorde ciclístico”.
5. 1820
Em 1820 foi dado o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan (1810-1878) adapta ao eixo traseiro...
tracking img