Monografia da bicicleta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2781 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monografia da Bicicleta

Introdução

Este trabalho é sobre a monografia da Bicicleta. O objectivo será o de conhecer um pouco a sua história e as fases de evolução ao longo das décadas que foi sofrendo.

História

A invenção da bicicleta como meio de locomoção é algo bastante difícil de precisar no tempo. Vários autores defendem que a bicicleta foi criada pelo conde francês Mede deSivrac,outros há que considera a sua criação posterior àquela data.
Contudo existem registos de que os antigos egípcios já conheciam este meio de locomoção, ou pelo menos já idealizavam a figura de um veículo de duas rodas com uma barra sobreposta.
Seguido deste acontecimento sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, nomeadamente as mudanças e a roda livre.
Actualmente, foramdesenvolvidos novos aperfeiçoamentos nas bicicletas, no sentido de aperfeiçoar cada tipo de bicicleta, tornando-as assim cada vez mais eficazes nos desportos de alta competição e também mais confortáveis na área do lazer.

1490

Em 1966,monges italianos, na renovação de manuscritos de Leonardo da Vinci, foram detectados também desenhos datados de 1490,onde se podia distinguir uma máquina muitosemelhante às modernas bicicletas, dotada inclusivamente de pedais e tração por corrente.

1580

 Em 1850, na janela de uma igreja de Buckinghamshire, Inglaterra, encontrava-se o desenho de uma pessoa sentada num instrumento de rodas e que usava os pés para impulsioná-lo. Contudo não se sabia, se seria mera imaginação do artista ou da reprodução de um veículo de facto existente na época.1761

Muitas tentativas engenhosas foram testadas nos séculos XV e XVI, tendo sido desenvolvidos pesados e complicados veículos de duas e quatro rodas, acionados por mecanismos compostos de correntes, alavancas e outos dispositivos.
Num museu alemão existe um modelo chamado bicicleta de Kassler que data de 1761, no entanto a sua verdadeira origem é ainda desconhecida, dado que os franceses afirmamque este modelo foi exportado de França.

1790

Em 1790, o conde francês Sivrac inventou uma máquina a que deu o nome de Celerífero (“Célerefère” ) e que alguns historiadores consideram o antepassado mais antigo da bicicleta moderna. Muito simples, consistia num corpo de madeira. Não tinha movimento de direção, já que a roda dianteira era fixa, nem pedais, o que obrigava o utilizador aempurrá-la com os pés, ou seja, “caminhava” sentado sobre ela.

1816

O próximo passo no processo de evolução da bicicleta ocorreu em 1816, pela mão do barão alemão Karl Friederich Cheistian Ludwing Von  Drais que adaptou uma direção ao Celerífero. Junto com o primeiro guiador, apareceu a “Draisiana”, bicicleta que Von Drais usou para percorrer o trajeto ente Beaun e Dijon, na França, à velocidademédia de 15km/h, primeiro “recorde ciclístico”.

Drais (1785-1851), inspetor florestal e inventor nas horas vagas, foi o primeiro a construir um biciclo dirigível, que ficou conhecido como draisiana.

1818

A 5 de Abril, o barão Drais apresenta o seu invento no Parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde fez o trajeto Beaum-Dijon na velocidade média de 15km/h, primeiro “recordeciclístico”.

1820

Em 1820 foi dado o grande passo da história ciclística: o escocês Kikpatrick McMillan (1810-1878) adapta ao eixo traseiro duas bielas, ligadas por barras de ferro. Estas duas barras tinham a função de um pistão, eram acionadas pelos pés, o que provoca o avanço da roda traseira.
1839

Em 1839, o mesmo escocês Kirkpatrick Mac Millan, um humilde ferreiro do interior, fez o que Draistinha testado sem sucesso: criou pedais que, ligados por barras de ferro ao eixo da roda traseira, movimentavam o velocípede. Foram quatro anos de árduas experiências. Mac Millan percorria com ele o caminho de 22km entre seu povoado, Courthill, e a capital do condado, Dumfries. Sem vocação para negócios, Mac Millan não sabia ao certo o que fazer com o veículo, que logo foi esquecido.
1840...
tracking img