Bibliografia de freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2190 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário



Introdução .................................................................................................... 02

Aspectos Histórico de Freud ........................................................................ 03

Fundamentos de Freud ................................................................................ 04

Suas PrincipaisTeorias..................................................................................05

O uso da Psicanálise em Fisioterapia .........................................................07

Conclusão .....................................................................................................08

Referências bibliográficas ............................................................................09Introdução



Entender os mistérios do cérebro humano. Quem não gostaria? Foi a isso que a vida enteira se dedicou, o judeu Sigmund Schlomo Freud. O chamado "Pai da Psicanálise" veio de uma família, diferente. Seu pai, Jacob, foi casado duas vezes antes de conhecer a mãe de Freud, que era vinte anos mais nova do que ele. Por causa disso,seus meio-irmãos, dos casamentos anteriores de Jacob, tinham quase a mesma idade que sua mãe.

Além disso, Freud era quase da idade do sobrinho. Talvez por isso ele tenha se interessado tanto pelas relações familiares em seus estudos. Freud começou a ler bem cedo. Aos 8 anos, já "devorava" obras do dramaturgo inglês Willian Shakespeare. Adolescente, passou a gostar do alemão Göethe. Em Viena,na Áustria, iria cursar direito, mas optou por medicina.

Na Universidade de Viena, Freud começou a estudar o sistema nervoso central, assunto que o fascinava.

Já formado, resolveu abrir um consultório, enquanto continuava pesquisando doenças nervosas. Certa noite, teve um sonho e resolveu, ele mesmo, analisá-lo. O resultado foi um trabalho publicado como "O sonho da injeção feita em Irma".Sonhos eram muito interessantes para Freud, que acreditava no poder de o cérebro nos revelar o inconsciente quando estamos dormindo. Em 1896, ele inventou o termo "psicanálise". De um jeito bem resumido, podemos dizer que a psicanálise é um método de investigar o inconsciente humano, ou seja, tudo aquilo que está na nossa mente, mas nós não sabemos identificar.

Três anos depois, ele publicou olivro "A Interpretação dos Sonhos", que segundo o próprio Freud era sua obra mais importante. Suas idéias, revolucionárias, foram rejeitadas por muitos cientistas. Porém, ele também tinha vários seguidores, que ficavam impressionados com as novas interpretações e conceitos desenvolvidos pelo psicanalista.

Mesmo com um doloroso câncer na boca, Freud continuou seus trabalhos e pesquisas. Comoera judeu, foi perseguido por Hitler, o ditador austríaco. Para fugir do nazismo, Freud se mudou para a Inglaterra, onde morreu, aos 83 anos.




Aspectos Históricos de Freud



Sigismund Schlomo Freud Nascido em Freiberg, na República Checa, em 6 de maio de 1856, mais conhecido como apenas Freud, foi um médico neurologista austríaco e judeu, fundador da psicanálise. Freud nasceu emFreiberg, na época pertencente ao Império Austríaco; atualmente a região é denominada Příbor, na República Tcheca.
Freud iniciou seus estudos pela utilização da hipnose como método de tratamento para pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o doinconsciente. Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa, repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da...
tracking img