Bibliografia freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bibliografia Freud
Estudos sobre a histeria (com Josef Breuer, título original Studien uber Hysterie, 1895): Contém vários estudos sobre casos de pessoas consideradas histérica. Inclui um dos casosmais famosos, o de Anna O. (nome real Bertha Pappenheim), que apresentou a tecnica da psicanálise como uma forma de cura. O livro apresenta dois pontos de vista diferentes como causa da histeria:neurofisiológico, defendido por Breuer, e psicológico, defendido por Freud.

A interpretação dos sonhos (título original Die Traumdeutung, 1900) :Este livro marca a introdução do conceito do Ego, edescreve a teoria do inconsciente em relação à interpretação dos sonhos. Na visão de Freud, os sonhos eram formas de expressar os desejos e questões do inconsciente, uma tentativa que o inconscientefazia para resolver algum tipo de dor ou conflito, seja de algo recente ou algo do passado.

Sobre a psicopatologia da vida cotidiana (Título original Zur Psychopathologie des Alltagslebens, 1901):Nesta obra Freud discute o que ficou conhecido em inglês como “Freudian slip” ou “parapraxis”, termos que foram traduzidos como “ATO FALHO”. São palavras ou atos físicos que se acredita serem causadospelo inconsciente, mostrando o que a pessoa realmente pensa sobre determinado assunto, e não o que diz de maneira consciênte e “censurada” pelo superego.

Três ensaios sobre a teoria da sexualidade(título original Drei Abhandlunger zur Sexualtheorie, 1905): Esta obra avança na teoria da sexualidade, em particular a sua relação com a infância. Junto com a obra sobre interpretação dos sonhos, estaobra é considerada estar entre as mais originais contribuições de Freud ao conhecimento humano. Freud argumenta que a “perversão” está presente até mesmo em pessoas sadias, e que o caminho em direção auma vida sexual madura e normal começa não na puberdade, mas na infância.

Os chistes e a sua relação com o inconsciente (título original Der Witz und seine Beziehung zun UnbewuBten, 1905): A...
tracking img