Beowulf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

GUILHERME DE SOUZA FEITOSA – 225072010















PORTFÓLIO 01
Beowulf
















...............................................................................................................................
Guarulhos
2013




GUILHERME DE SOUZA FEITOSAPORTFÓLIO 01
Beowulf







Trabalho apresentado ao Curso Sistemas de Informação da Faculdade ENIAC para a disciplina Sistemas Distribuídos e Computação Paralela.

Prof. Cao












Guarulhos
2013


Respostas
...............................................................................................................................

O que é umClaster?
Para respondermos o que é Beowulf precisa saber o que é um cluster é um sistema que compreende dois ou mais computadores ou sistemas (denominados nodos) na qual trabalham em conjunto para executar aplicações ou realizar outras tarefas, de tal forma para que os usuários que os utilizam tenham a impressão que somente um único sistema responde para eles, criando assim uma ilusão de um recursoúnico (computador virtual). Este conceito é denominado transparência do sistema. Como características fundamentais para a construção destas plataformas inclui-se elevação da: confiança, distribuição de carga e desempenho.
Existem também vários tipos de cluster que são:
Alta Disponibilidade (High Availability (HA) and Failover), estes modelos de clusters são construídos para prover uma disponibilidadede serviços e recursos de forma ininterrupta através do uso da redundância implícito ao sistema. A idéia geral é que se um nó do cluster vier a falhar (failover), aplicações ou serviços possam estar disponíveis em outro nó. Estes tipos de cluster são utilizados para base de dados de missões críticas, correio, servidores de arquivos e aplicações.
Balanceamento de carga (Load Balancing), estemodelo distribui o tráfego entrante ou requisições de recursos provenientes dos nodos que executam os mesmos programas entre as máquinas que compõem o cluster. Todos os nodos estão responsáveis em controlar os pedidos. Se um nó falhar, as requisições são redistribuídas entre os nós disponíveis no momento. Este tipo de solução é normalmente utilizado em fazendas de servidores de web (web farms).Combinação HA & Load Balancing, como o próprio nome diz combina as características dos dois tipos de cluster, aumentando assim a disponibilidade e escalabilidade de serviços e recursos. Este tipo de configuração de cluster é bastante utilizado em servidores de web, mail, news ou ftp.
Processamento Distribuído ou Processamento Paralelo, este modelo de cluster aumenta a disponibilidade e performancepara as aplicações, particularmente as grandes tarefas computacionais. Uma grande tarefa computacional pode ser dividida em pequenas tarefas que são distribuídas ao redor das estações (nodos), como se fosse um supercomputador massivamente paralelo. É comum associar este tipo de cluster ao projeto Beowulf da NASA.
Estes clusters são usados para computação cientifica ou análises financeiras, tarefastípicas para exigência de alto poder de processamento.
Clusters ou combinações de clusters são usados quando os conteúdos são críticos ou quando os serviços têm que estar disponíveis e/ou processados o quanto mais rápido possível.
Internet Service Providers (provedores de Internet) ou sites de comércio eletrônico frequentemente requerem alta disponibilidade e balanceamento de carga de formaescalável.
Os clusters paralelos têm uma importante participação na indústria cinematográfica para renderização de gráficos de altíssima qualidade e animações, relembrando que o Titanic foi renderizado dentro desta plataforma nos laboratórios da Digital Domain. Os clusters Beowulf são usados na ciência, engenharia e finanças para atuarem em projetos de desdobramento de proteínas, dinâmica de...
tracking img