Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MEIO AMBIENTE NA EMPRESA: RESUMO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS.

Trabalho apresentado à Professora Marilda da disciplina Metodologia da Pesquisa, do curso de Administração.

São Paulo, 2013


INTRODUÇÃO

Esse trabalho aborda a importância do meio ambiente na empresa, o quanto é primordial a conscientizaçãodas empresas em relação ao desenvolvimento ambiental, mostrando o quanto devemos trabalhar para minimizar tais problemas.
É efetiva a  importância do estudo e a aplicação dos princípios da prevenção e da precaução no meio ambiente em que vivemos. Necessário é distinguir tais princípios, sabendo-se que a prevenção diz respeito aos danos previsíveis, e a precaução aos danos sobre os quais aindanão há c

Livro: Pequeno Manual de Treinamento em Sistema de Gestão Ambiental.
Autor: Moreira, Maria Suely
Capitulo: IV- As empresas e V- A ISSO 1400- Noções

Capitulo IV- As empresas
Como tudo no mundo evolui, maneira de administrar as empresas também mudou ao longo do tempo.Apenas uma coisa nunca saiu do foco: a busca pelo lucro, ou seja, a satisfação do acionista, como fator crucial desobrevivência.
As preocupações ambientais só começaram a aparecer a partir da década de 80, época em que a legislação ambiental no Brasil entrou em um processo mais intenso de desenvolvimento. Antes disso as empresas não queria ouvir falar de meio ambiente, mesmo porque investir em meio ambiente era considerado um gasto desnecessário.
Hoje em dia, a comunidade tem poder para impedir a implantaçãode um empreendimento num processo de licenciamento ambiental.
Por tanto, as empresas precisam entender que a missão é atender a uma demanda, em primeiro lugar, da sociedade. E a sociedade necessita das empresas, dos produtos, dos serviços. Mas também precisa de qualidade de vida, de responsabilidade ambiental. Levou-se muito tempo para compreender que os recursos ambientais não são infinitos. Oconceito de desenvolvimento sustentável passou a ser imperativo no mundo dos negócios.
A partir da década de 90, o mundo dos negócios passou a valorizar de tal maneira as questões do meio ambiente que o mercado internacional esta exigindo cada vez mais que as empresas de mostrem sua atuação responsável. É aí que entra a norma internacional ISSO 14001- Sistema de Gestão Ambiental.

Capitulo V- AISSO 1400- Noções
Todas as empresas precisam gerenciar adequadamente seus problemas ambientais para evitar a poluição e os acidentes que possam prejudicar o meio ambiente. O mercado internacional muitas vezes exige que a empresa apresente o certificado, para provar sua responsabilidade ambiental. O certificado ISSO 14001, portanto , é importante para a competitividade.
O sistema de gestãoambiental é um conjunto de procedimentos adotados pela empresa, visando a evitar todo e qualquer tipo de agressão ao meio ambiente melhorar continuamente seu desempenho ambiental. Cada pessoa precisa saber sua responsabilidade individual, para que os objetivos possam ser alcançados.

Livro: Gestão Ambiental A Administração Verde.
Autor: Backer, Paul de
Editora: Qualitymark
Capitulo: 2 O sistemada empresa
A estratégia verde
Nenhuma estratégia tem sentido se não for adaptada ao campo.
Ao fixar as fronteiras da ação da empresa muito além do perímetro econômico-social unicamente, a estratégia ecológica obriga o administrador a estabelecer um mapa do campo onde a ação irá desenvolver-se.
Este campo, ainda que tenha a empresa como centro, tem um relevo que raramente depende unicamente dasforças internas da empresa. Como em qualquer outra estratégia, é necessário identificar para cada um dos setores da empresa.
-Os objetivos;
-A estratégia;
-as ferramentas e a intendência.
Levando-se em consideração os cinco setores da empresa (marketing/ vendas, produção, recursos humanos, jurídico e financeiro, pesquisa e desenvolvimento), o quadro sinóptico da estratégia ecológica...
tracking img