Beneficiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A milhares de anos os químicos vêm desvendando e descobrindo cada vez mais novos elementos químicos, conforme as descobertas foram se aprimorando e aumentando o homem se viu na necessidade de organizar de uma forma lógica estes elementos. Os cientistas vieram procurando uma forma de organizar em um só quadro em várias ordens, para que uma só tabela tivesse todas as utilidadesquímicas, hoje em dia podemos encontrar tabelas periódicas com informações das mais complexas possíveis, em ordem desde peso atômico a massa, volume, família etc.
A primeira organização dos elementos químicos na época existentes que fosse útil foi desenvolvida por Dmitri Mendeleiev e Lothar Meyer, em 1869, considerados gênios, pois desenvolveram formas novíssimas de classificação dos elementos químicos.Mendeleiev propôs uma tabela muito mais completa por sua vez, embora a de Meyer também mereça os  seus méritos, já que, como será mencionado no trabalho, à tabela dele só perde para a de Mendeleiev por não fazer previsão sobre os elementos químicos desconhecidos na época.
A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e das suas propriedades, os quais necessitavamser organizados segundo as suas características. Até 1800 aproximadamente mesmo número de camadas de elétrons.
30 Elementos eram conhecidos; hoje me dia, na Tabela Periódica constam 109 elementos.
O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em intervalos.
A base da classificação periódica atual é a tabela de Mendeleev, com a diferença deque as propriedades dos elementos variam periodicamente com seus números atômicos e não com os pesos atômicos, como era a classificação feita por Mendeleev.
A Tabela Periódica atual é formada por 109 elementos distribuídos em 7 linhas horizontais, cada uma sendo chamada de período. Os elementos pertencentes ao mesmo período possuem o mesmo número de camadas de elétrons.
Nem mesmo a descobertade uma família completa de novos elementos, os gases nobres, desfigurou a classificação de Mendeleev. Os gases nobres ficaram perfeitamente acomodados pela simples adição de uma coluna vertical.
Embora lançada na mesma época e sendo semelhante à de Mendeleev, a classificação de L. Meyer tem hoje apenas significado histórico. O que é perfeitamente explicável pelo fato de ser a tabela do químicorusso mais completa, mais simples e, principalmente, muito mais audaciosa para a época. É bom lembrar que naquela época, o átomo era considerado indivisível. Portanto, noções hoje em dia consideradas primárias, como a nuvem eletrônico e o número atômico, eram simplesmente desconhecidas.
Mendeleiev construiu um quadro em que dispunha os elementos horizontalmente, por      ordem de seus pesosatômicos, em número de oito, e verticalmente colocou os elementos que se assemelhavam em propriedades. No quadro de Mendeleiev vamos encontrar 12 colunas horizontais e 8 colunas verticais; nas horizontais figuram os elementos que se diferenciam por suas propriedades, constituindo a série heteróloga; nas verticais, aqueles cujas propriedades se assemelham, formando a série homóloga; nesta disposição oselementos formam vários períodos, sendo o primeiro muito pequeno, com 2 elementos; o segundo e o terceiro curtos, com 8 elementos cada um; o quarto e quinto longos com 18 elementos cada um; o sexto é um período muito longo, com 32 elementos e finalmente há um período incompleto. A Lei Periódica de Mendeleiev teve aplicações diversas, a saber: (1) na classificação dos elementos; (2) no cálculo dospesos atômicos; (3) na previsão de elementos. Esta é sem dúvida uma das grandes aplicações, pois graças a ela foi possível a descoberta de uma série de elementos.
Dando mostras de verdadeira genialidade, Mendeleiev previu as propriedades desses elementos desconhecidos, baseando-se nos elementos vizinhos da classificação.
Um exemplo típico é o conjunto de propriedades do germânio.
Este elemento...
tracking img