Beneficiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1807 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

1. INTRODUÇÃO

O Quartzo é o mais comum de todos os minerais, pode estar presente em todos os tipos de rochas. Possui uma estrutura cristalina, composto de Dióxido de Silício (SiO2). É extremamente resistente ao intemperismo e ao desgaste físico pelo fato de ser o último mineral a se formar no resfriamento do magma a uma temperatura menor que 600ºC o que garante uma maior estabilidade.
Oquartzo é uma pedra mineral muito abundante na Terra, atrás apenas dos Feldspatos, portanto o mais comum dos cristais. Ele possui uma estrutura trigonal e um pouco arredondada, sendo essa última característica originária do transporte das pedras que é geralmente feito pelas águas de rios. Existem alguns tipos de quartzo que podem ser encontrados facilmente na natureza e cada um com características efuncionalidades especiais.
De todos os tipos de quartzo existentes, o mais comum deles é o incolor mais conhecido como “quartzo hialino” e “cristal de rocha”. Apesar de geólogos não gostarem muito da última denominação, é esta que define mais essa pedra, isso porque é a partir do quartzo incolor que se formam diversas rochas.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. FORMAÇÃO DOS CRISTAIS DE QUARTZO

Umcristal de quartzo não se forma de repente e rapidamente como podem pensar todo o processo geológico que dá origem a esses cristais pode demorar milhares de anos. O processo da formação de cristais de quartzo começa com o magma e seu contato direto com a superfície da Terra.
O magma encontra-se, de acordo com a formação geográfica do nosso planeta, na camada do meio do planeta. Em algumas regiões,ele encontra fendas e fissuras das placas e assim entra em contato direto com a superfície, como com esse contato ele se afasta do calor do centro do planeta e entra em contato com a nossa temperatura, dá-se início o processo de resfriamento desse componente e assim surgem as rochas. Você pode encontrar três tipos de rochas no planeta: as sedimentares, as ígneas e as metamórficas e a partir daextração dessas rochas que podemos encontrar os cristais de quartzo.
Além da ação do magma através das fendas, existe outra forma que pode ser considerada um processo nessa formação, é quando a água também através de fendas e fissuras, penetra no subsolo e então existe a formação direta dos cristais.  Quando existe esse processo e não o anterior, a origem dos cristais ocorre diretamente, pois asmoléculas de quartzo se agrupam e formam os cristais. A água em contato com o magma, apesar de evaporar é rica em minerais que são dissolvidos das rochas e permanecem agrupando-se nas fendas.

2.2. TIPOS DE QUARTZO

Os cristais de quartzo servem para diversas utilidades. Eles são usados em decoração, tratamentos de saúde, energização, etc. e podem ser encontrados em diversos tipos. Os maiscomuns remetem as cores das pedras e sua funcionalidade depende muito dessas cores.
Quartzo rosa – depois do quartzo incolor, esse é o mais comum e conhecido. A cor rosada é variada de impurezas de titânio no material de formação da rocha. Apesar de ser comum raramente essa rocha é encontrada na forma de cristal, porém é moldada como tal e utilizada como simbologia para o amor e para o signo deTouro.
Ametista – é o quartzo lilás ou quartzo púrpura. Essa pedra é muito utilizada como ornamento. Segundo a crença popular, essa deve ser utilizada para manter a fé, causar a paz e acalmar o espírito. No zodíaco, é representante dos signos de Peixes, Áries, Capricórnio, Sagitário e Aquário.
Quartzo Fumado – recebe esse nome por ter uma cor entre castanho e preto, muito parecido com vidro do tipofumê. Antigamente esse tipo de quartzo era um dos mais preciosos, principalmente na Suíça, hoje ele pertence ao nível médio de cristais e pedras preciosas. É comumente encontrado aqui no Brasil.
Quartzo Morrion – esse quartzo é o mesmo do tipo fumado com suas características e cores, porém é um cristal opaco.
Quartzo Leitoso – popularmente conhecido como “Quartzo de Leite” devido sua cor branca...
tracking img