Beneficiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Beneficiamento

Professor: Antônio Carlos
Aluno: Alex Dalfior

Beneficiamento- definições:
TMM- Tratamento Mecânico dos Minerais;
Adequação dos bens materiais ao mercado consumidor;
Conjunto de operações que atua no sentido de modificar as condições de composição e/ou forma dos bens minerais, adequando ao uso ou aplicações seguintes;
Processamento dos minerais brutos, para separarprodutos de diferentes valores, sem alterar a identidade física e química dos mesmos.

Conceitos:
Mineral: são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos naturais.
Ganga: são minerais desprovidos de valor ou de valores secundários, que ocorrem associados com osminerais-minérios, onde, por diferentes ocorrências geológicas acabam ficando intimamente ligados, podendo ser metálicos ou não metálicos.
Rocha: são agregados de minerais característicos formados em tempos e por vários modos diferentes.
Minério: termo utilizado apenas quando o mineral ou rocha apresenta uma importância técnica e econômica, sendo: são agregados de minerais-minério e ganga, que tecnicamente podeser utilizado para a extração em escala industrial e econômica de um ou mais metais. (conceito variável segundo técnica, lugar e fator econômico).
Minerais-Minérios: são minerais que podem ser utilizados para extração de um ou mais metais.
Planta: usina de beneficiamento.
Liberar: tornar livres, desunir (fases ou minerais).
Separar: isolar, afastar.
Cominuição: redução no tamanho.
Graduação:separação por ordem de tamanho.
Concentração: aumento relativo do minério útil.
Britagem: redução de tamanho (podendo ser composto das fases primárias secundárias terciárias e até quaternárias).
Moagem: redução de tamanho visando um subproduto mais fino para etapa seguinte de concentração.
Circuito: caminho seguido pelo material na planta.
Circuito abeto: quando o material não é retratado,não sofre repetição de tratamento (esta adequado para sua etapa).
Circuito fechado: quando parte do material é retratado, sofre repetição de tratamento (inadequado para sua etapa).
Alimentação (feed): conjunto de material que uma planta ou usina recebe para tratar o material, dividindo-se em: ROM (rom of mine)- minério diretamente da mina; livre; regulada; não regulada; alimentação afogada eescalpelada.
Teor: massa de um elemento ou substância pura, referido à massa total em consideração.

Peneiramento

Uma vez que uma mistura de partículas adquire tamanho apropriado para a sua utilização ou para posterior processamento, após a operação de cominuição, torna-se necessária a sua separação.
O peneiramento se efetua submetendo o material á ação de uma série de peneira donde se deduzque as propriedades físicas típicas empregadas na separação são o tamanho e a forma das partículas.
A separação geométrica, peneiramento ou ainda a calibragem consiste em fazer passar uma mistura de diferentes tamanhos, através de um meio de aberturas calibradas.
A calibragem pode realizar-se em três classes de aparelhos:
Grade: equipamento cujo meio de classificação é constituído por barrasmetálicas dispostas paralelamente e regularmente espaçadas segundo uma dada abertura;
Crivo: equipamento cujo meio de separação é uma chapa metálica ou não, plana ou curva, perfurada por um sistema de furos de formas variadas e de uma dada dimensão;
Peneira: equipamento que possui o meio de separação constante de fios metálicos ou não, trançados geralmente em duas direções ortogonais formando“malhas” ou aberturas de determinadas dimensões, quadradas ou retangulares. A quantidade de malhas por polegadas denomina-se “mesh”.
O objetivo do peneiramento é reter como “over size” todas as partículas maiores que a abertura do meio (grade, crivo ou malha), e deixar passar como “under size” todas as partículas menores que o meio.
A eficiência do peneiramento é tanto maior quanto mais as...
tracking img