Benchmarking

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2816 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Há muitos séculos atrás, eram utilizadas as operações militares de reconhecimento com o intuito de comparar as forças do inimigo com a própria força, para tomar decisões táticas e definir estratégias. O processo de globalização da economia impulsionou novas tecnologias e ferramentas para medição e comparação do seu desempenho como forma de alcançar a melhoria de processo e otimizara performance na gestão dos negócios.

Na teoria administrativa, o trabalho de Frederick Taylor é referência na aplicação de um método científico em organizações, com a finalidade de estimular a comparação de processos de trabalho. Durante a Segunda Guerra Mundial, a prática empresarial tornou-se comum para as organizações “compararem-se” a outras a fim de determinar padrões para pagamento,cargas de trabalho, segurança, higiene e outros fatores relacionados ao meio.

2 ORIGEM DO BENCHMARKING

Após a Segunda Guerra Mundial, os produtos americanos invadiram o Japão e este país, por sua característica de curiosidade e inclinação por imitações acaba aperfeiçoando a prática do desenvolvimento destes produtos e aperfeiçoando os processos melhorando continuamente o seu desempenho atétorná-los melhores que os originais (a partir do início destes processos começa a ser usando o conceito do benchmarking). (GARIBA JR., 2005).

No início da década de 70 começaram a surgir organizações que aplicaram práticas como a identificação de modelos padrões dentro das empresas concorrentes do seu setor de modo a obter um maior rendimento.

Assim, surge, no final dos anos 80, o termobenchmarking, com uma metodologia própria de implementação e desenvolvimento do processo. Foi David T. Kearms, diretor executivo da Xerox Corporation, que adotou o termo benchmarking pela primeira vez.

3 CONCEITO

Pode-se definir benchmarking como uma ferramenta de maior utilidade para a gestão organizacional, oferecendo alternativas que aperfeiçoam processos organizacionais, produtos e serviços.Ferramenta extremamente flexível, que pode ser utilizada por qualquer organização, sendo um processo de investigação, explorando o desconhecido e convertendo o resultado em ação empreendedora (ARAÚJO, 2001).

Ainda de acordo com os conceitos mais técnicos da administração e atual completando o que foi dito acima, podemos afirmar que:

O Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aosadministradores realizar comparações de processos e práticas "companhia-a-companhia"2 para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva. Ao contrário de outras ferramentas de planejamento, o Benchmarking encoraja as companhias a procurar, além de suas próprias operações ou indústrias, por fatores-chaves que influenciem a produtividade e os resultados. Essafilosofia pode ser aplicada a qualquer função, o que geralmente produz melhores resultados quando implementado na companhia como um todo com objetivo de superar os seus concorrentes através da análise individual das companhias estudadas.

O Benchmarking deve ter uma metodologia estruturada para assegurar a conclusão com sucesso de investigações abrangentes e precisas. Entretanto, ele precisa serflexível para incorporar formas novas e inovadoras de coleta de informações, as quais normalmente são difíceis de serem obtidas. O Benchmarking começou como uma necessidade de informações e desejo de aprender depressa, como corrigir um problema empresarial.

A competitividade mundial aumentou, acentuadamente nas últimas décadas, obrigando as empresas à um contínuo aprimoramento de seusprocessos, produtos e serviços, visando oferecer alta qualidade com baixo custo e assumir uma posição de liderança no mercado onde atua..
Para assumir a liderança do mercado, é necessário considerar a técnica de Benchmarking como um processo contínuo de medição e de implementação de melhorias. Normalmente não basta empregá-la uma única vez para alcançar a primeira posição, pois uma vez aplicado o...
tracking img