Batman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguém poderá argumentar, contudo, que o episódio das balsas, malgrado seu caráter extremo, aponta para uma vontade ainda persistente em manter um mínimo de estabilidade necessária à sobrevivênciahumana. De fato, a chantagem do Coringa nos lança um problema ético: é aceitável assassinar uma parte dos cidadãos reféns para assegurar a sobrevivência da outra parte? Ele lembra o problema do tremelétrico, apresentado por Phillipa Foot (apud NAHRA, 2008)2: um vagão se descarrila e está prestes a atropelar cinco pessoas que estão sobre os trilhos, e a única forma de salvá-las é puxar uma alavancaque desviará o vagão para o lado, embora ele mate uma delas. Outro problema semelhante, também envolvendo um vagão descarrilado e cinco pessoas sobre os trilhos, difere pelo fato de que, parasalvá-las, devemos empurrar um estranho de modo que ele caia sob os trilhos, matando-o. Em uma pesquisa realizada por Marc Hauser (apud NAHRA, 2008), 90% das pessoas entrevistadas se mostraram favoráveis apuxar a alavanca, contra 10% favoráveis a empurrar o estranho.
Estes dois problemas, assim como o primeiro lançado pelo Coringa, mostram, todavia, que nossos julgamentos morais (bem como os de ordemaxiológica, cultural, econômica, e assim por diante) estão longe de possuírem uma fundação sólida. Quando Batman alcança o Coringa, ouve do vilão que ele possui um ás na manga: Harvey Dent. Em termosdeleuzianos, Dent faz rizoma com Coringa, possibilitando a continuidade do projeto caótico do vilão. A atitude de Dent (a essa altura já transformado em Duas Caras) também encontra repercussão naafirmativa dostoievskiana de que o ser humano, mesmo não sendo estúpido, é "monstruosamente ingrato" (DOSTOIÉVSKI, 2000), significando com isso que a única coisa a que o ser humano obedece é seu livrecapricho e vontade, mesmo que isso lhe renda a pecha de irracional.
No fim das contas, Batman só pode constituir-se como um exemplo a ser seguido, e não como um guia; sua solução (após capturar o...
tracking img