Batistas independentes no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BATISTAS INDEPENDENTES NO BRASIL
Os primeiros missionários Batistas Independentes chegaram ao Brasil no final da década de 50 e no inicio dos anos 60.
No dia 14 de março de 1957 o missionário John J. Hawkins chegou em Belém do Pará, com sua família. De lá dirigiu-se a Manaus onde passou um ano e meio estudando a língua portuguesa. Em julho de 1958 foram para Alto Rio Negro onde deram inicio aotrabalho de implantação de uma igreja. Hoje existem seis igrejas naquela região.
Em 1972, já em Manaus, os Hawkins juntamente com outros missionários, iniciaram o Instituto Batista Bíblico do Amazonas. Fundaram 3 igrejas e participaram da fundação de outras cinco. O IBBA já formou 126 alunos sendo que 60 são pastores e 6 missionários. Sete estados têm igrejas com ex-alunos do IBBA.
Em todo estetempo, muitos outros missionários vieram para Manaus e o interior do Amazonas, além de outros tantos para os demais estados do norte: Pará, Roraima e Acre.
No Mato Grosso, o pioneiro foi o missionário George Huestis e sua esposa Esther. Eles vieram para o Brasil em 30 de maio de 1957 através da Wycliffe Bible Translators para trabalhar como tradutores da Bíblia para os índios Bororos. Em 1969,deixaram a Wycliffe e ingressaram no BIMI – Batist International Missions Inc. e foram implantar igrejas ao norte de Cuiabá – MT, onde não havia, na época, nenhum trabalho Batista. Trabalharam em Rosário Oeste, incluindo a zona rural, depois foram para Nobres, onde a primeira igreja foi implantada. No dia 27 de fevereiro de 1975 o Templo da Igreja Batista Maranata foi inaugurado em um grande terrenodoado pela Prefeitura do Município.
Em 1974, com a abertura da BR-163, ligando Cuiabá-MT a Santarém-PA, teve inicio a colonização do Nortão Matogrossense. A 500 quilômetros ao norte de Cuiabá nascia Sinop. Em 28 de setembro de 1974, Pr. George fez a primeira viagem até lá e chegou duas semanas após a inauguração da nova cidade com menos de 200 casas de madeira. Duas semanas após a inauguração dotemplo em Nobres, um grupo de voluntários de Nobres e Cuiabá deram inicio á construção do templo em Sinop em uma área de quatro lotes. O templo foi inaugurado no dia 14 de dezembro de 1975 e o Pr. George mudou-se para Sinop em 1976.
Neste meio tempo, outros missionários foram para o Mato Grosso. Em 1970 o missionário Robert Doolittle foi para Santo Antonio do Leverger com sua família onde nasceua Igreja Batista Maranata Independente e a família do missionário John C. Raehl foram para Cuiabá em 1976.
Hoje, são 7 igrejas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antonio do Leverger, Nobres e Sinop, além do Instituto Bíblico Batista Emanuel (1982) em Cuiabá e a Estância Maranata (1977), usada para retiros e acampamentos.
Em abril de 1978 teve inicio a obra Batista Independente em CampoGrande-MS. O trabalho missionário começou com o apoio financeiro dos irmãos norte-americanos, canadenses, belgas, suíços e alemães. O Pr. Fridolin Janzen, (filho de alemães) ao iniciar o trabalho lecionando inglês em escolas particulares. A esposa do Pr. Fridolin, sendo alemã, havia deixado sua igreja que fazia parte de Convenção Batista da Alemanha ante de vir para o Brasil. Indo á Alemanha,ambos tornaram-se membros de uma Igreja Batista Independentes de irmãos recém-chegados da União Soviética. Assim, começaram a ter certo apoio financeiro para o trabalho missionário aqui no Brasil.
Atualmente há sete igrejas batistas fundamentalistas em Campo Grande. O Pr. Fridolin já publicou a revista criacionista “Origem e Destino”, veiculou um programa de TV com o mesmo nome e publicou um jornal.No inicio de 1986 foi fundado o Instituto Batista Bíblico Campograndense.
O Pr. Fridolin Janzen, pioneiro na implantação de Igrejas Batistas Independentes em Campo Grande, está agora vivendo uma nova fase de seu ministério, trabalhando em equipe na implantação da Igreja Batista Central através de grupos familiares.
No estado de São Paulo, os pioneiros foram os missionários James William Rose...
tracking img