Teorias de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As teorias de aprendizagem de Piaget e Vygostsky ajudam a até hoje a professores e pesquisadores sobre o processamento da inteligência, do aprendizado e de desenvolvimento. Vou mostrar semelhanças ediferenças entre esses dois pensadores.

Vygostsky privilegiava o ambiente social, ele acha que variando o ambiente que a criança nasce o seu desenvolvimento também variará.
Ele enfatiza o aspectointeracionista, pois considera que é na troca entre as pessoas, que tem origem as funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente decomportamento.
A criança nasce num mundo social, e vai formando uma visão de mundo através da interação com adultos e crianças, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo como mundo está sempre mediado pelo o outro.
Vygotskys acredita que o desenvolvimento e aprendizagem têm as suas origens nas capacidades humanas, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento, odesenvolvimento é um processo que se da de fora pra dentro, onde a aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, dando uma forma definida ao pensamento, possibilitando oaparecimento da imaginação, o uso da memória e o planejamento da ação

Já Piaget prioriza a maturação biológica, ele tem uma teoria construtivista, com ênfase no papel estruturante do sujeito, etambém reformam em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, Piaget interessava uma visão transformadora da epistemologia. Paraele a visão egocêntrica que as crianças têm do mundo vai progressivamente aproximando-se da concepção dos adultos, onde torna-se socializada, objetiva do individual para o social.
Piaget também tem umateoria interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do sujeito com o objeto físico, onde a criança observando este, ela vai aprender a afirmar unicamente o que ela percebe, a distinguir...
tracking img