Basquetebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Objectivo
O Basquetebol é um desporto colectivo, no qual se pretende introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos.
 
Regulamento
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Terreno de Jogo   28 metros de comprimento por 15 metros de largura;
Material                 tabelas, cestos, bola e equipamento técnico;
Duração                4 x 10 minutos (2 minutos deintervalo entre os 1º / 2º e 3º / 4º períodos de tempo; 15 minutos no meio tempo do jogo – aos 20 minutos);
Equipa                  12  jogadores por equipa (5 efectivos e 7 suplentes);
Eq. Arbitragem     3 árbitros (1 principal e 2 auxiliares - o árbitro principal tomará a decisão final sempre que necessário ou quando os árbitros não estiverem de acordo) e 4 oficiais de mesa (1 marcador, 1marcador auxiliar, 1 cronometrista e 1 operador de 24 segundos).
 
 
Início do jogo
O jogo inicia-se com bola ao ar, lançada pelo árbitro, entre dois jogadores adversários no círculo central, e quando esta é legalmente tocada por um dos saltadores. O recomeço do jogo nos 2º, 3º e 4º períodos realiza-se com reposição da bola na linha lateral (ao nível da linha do meio campo).
 
Bola ao ar            A única bola ao ar do jogo ocorre quando um árbitro, no início do 1º período, lança a bola entre dois adversários, no círculo central.
É o árbitro que lança a bola ao ar entre dois jogadores adversários. A bola deve ser tocada pelas mãos dos jogadores (por um ou ambos). Assim, as condições no lançamento da bola ao ar são:
   os dois saltadores devem ter os pés dentro da metade do círculo que estámais próximo do cesto que defendem;
   a bola é lançada verticalmente entre os dois saltadores e só pode ser tocada depois de atingir o seu ponto mais alto;
   os outros jogadores devem permanecer do lado de fora do círculo, até que a bola seja tocada;
   os jogadores da mesma equipa não podem ocupar posição, lado a lado, se um adversário desejar ocupar uma dessas posições.
 
Posse alternadaÉ uma forma de tornar a bola viva através de uma reposição da bola em jogo em vez de uma bola ao ar. Em situações de bola ao ar, as equipas terão de repor alternadamente a bola em jogo, fora do campo, no local mais próximo de onde ocorreu a situação de bola ao ar. Esta deve ser indicada pela seta correspondente, na direcção do campo adversário. A direcção da seta é imediatamente invertida quandoa reposição de posse alternada termina.
É considerado bola ao ar com posse alternada quando:
   a bola fica presa nos suportes do cesto;
   há bola presa entre adversários;
   a bola sai fora do campo depois de tocada simultaneamente por dois adversários.
Nota: No final de cada período de jogo, a equipa que tem direito à próxima posse alternada inicia o período seguinte, com uma reposiçãode bola na linha central.
 
Como jogar a bola
A bola é jogada com as mãos. Não se pode correr com ela, pontapeá-la ou socá-la. É uma violação parar ou bater deliberadamente a bola com qualquer parte da perna. Se tocar acidentalmente na bola com o pé ou com a perna, não é violação.
 
Sistemas de pontuação
            Uma equipa pontua de cada vez que a bola entra no cesto adversário. Cadacesto tem valores diferenciados, conforme a zona donde é efectuado o lançamento. Nos lançamentos livres, executados após faltas em lançamentos, cada cesto vale um ponto. Qualquer outro tipo de lançamento vale dois pontos, excepto se for realizado fora da zona dos 6,25m, que vale três pontos.
            Ganha o jogo a equipa que conseguir mais pontos. Não há empates no basquetebol. Em caso deigualdade haverá tantos prolongamentos de 5 minutos quantos necessários até que uma equipa termine em vantagem pontual.
 
Descontos de tempo anotados
   A duração de um desconto de tempo anotado é sempre de um minuto.
   Em consequência da mudança de tempo de jogo para 4x10 minutos, pode ser concedido um desconto de tempo a cada equipa durante um dos três primeiros períodos, dois...
tracking img