Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco

Escola: E. E. E. Médio Nova Bréscia.
Nome: Higor Daroit Série: 1º D1
Disciplina: Literatura
Profº: EloideZ. Delazeri Data: 21/09/10
Trabalho: Questionário

1- O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmentejesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.

2- O marco inicial do Barroco brasileiro é o poema épico, Prosopopéia de Bento Teixeira (1601). Há dúvidas quanto àorigem do poeta, estudos literários recentes afirmam que ele nasceu em Portugal, porém viveu grande parte de sua vida no Brasil, em Pernambuco.
PROSOPOPÉIA é um poema épico com 94 estrofes, que exaltaJorge de Albuquerque Coelho, terceiro donatário da capitania de Pernambuco. Bento Teixeira imita Camões de maneira infeliz, sua obra é cansativa e tem apenas valor histórico.

3-O Barroco é um estilode época comum a quase toda a Europa. No Brasil, escritores do século XVII e primeira metade do século XVIII seguiram os modelos e padrões europeus. O estilo Barroco desenvolveu-se inicialmente nasartes plásticas, atingindo sua fase áurea, de modo especial, nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nasartes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, aBélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, epermaneceu até o final do século XVIII.
4- 1. BENTO TEIXEIRA
Iniciador do Barroco no Brasil, autor de Prosopopéia.

2. GREGÓRIO DE MATOS
O Boca do Inferno; poeta maior do...
tracking img