Resenha do filme gataca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo - Gattaca - Experiência Genética

Este filme de ficção-científica aborda para nos que haverá um futuro não muito distante no qual, os seres humanos serão criados geneticamente emlaboratórios, as pessoas geradas biologicamente serão consideradas “inválidas”. Pode-se dizer então que a sociedade de Gattaca está dividida em duas “Classes Sociais”, os válidos, os “filhos daCiência”, produtos da engenharia genética, e os Inválidos, os “os gerados através do modo tradicional biologicamente”. Gattaca nos mostra uma sociedade de classe cuja técnica de manipulação do código genéticotornou-se pratica cotidiana de controle social. Vincent é um jovem ambicioso, que tem um sonho de ir além do seu destino genético e decide assumir a personalidade de Jerome Morrow, um Válido que, porconta de um acidente, ficou paralítico. Utilizando os serviços clandestinos de um “pirata genético”, Vincent clona os registros genéticos de Jerome. Seu objetivo é driblar as restrições de classe ese integrar na elite intelectual e moral de Gattaca e realizar seu maior sonho: ir para o planeta Titã, satélite de Júpiter.
Gattaca e uma sociedade de controle social quase-absoluto, os “debaixo” apelam para fraudes sutis, clandestinas, como forma de resistência individual ao destino genético. Nesse ambiente de resistência individual, podemos perceber certa solidariedade entre os “debaixo”, como a atitude do faxineiro Caesar, ou pelo médico Lamar, que aparentam certa simpatia pelos ideais de Vincent/Jerome.
O filme se passa na corporação Gattaca, mas poderia se passar numCampo de Concentração ou numa sociedade totalitária qualquer. E Vincent representa o herói americano em sua luta contra o sistema. A ambição individualista de Vincent é que conduz a trama. A sua lutaé contra o destino de classe. Na ótica do Cinema de Hollywood, as saídas são individuais, apesar de o drama possuir, antes de tudo, conteúdo de classe. A sociedade do capital, baseada na divisão...
tracking img