Barroco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Barroco

Contexto Histórico

A palavra ‘’Barroco’’ significa ‘’Pérola Irregular’’ e é colocada de maneira ofensiva no sentido da palavra. É o período que se estende de 1580 a 1756.
Com a morte de Camões, o ano de 1580 ficou marcado. Também foi importante em razão da independência política de Portugal. Após o desaparecimento do rei D. Sebastião, na África, Felipe II assume o trono daEspanha e anexa Portugal a seus domínios.
Nessa época a Igreja Católica havia perdido muita força, em função de reformas Religiosas. O objetivo do Barroco era resgatar a tradição cristã e era apoiado pelo clero, burgueses e monarcas.
No Barroco, predomina a emoção e não a razão buscava insaciavelmente conciliar as forças antagônicas: o Bem e o Mal. O homem barroco sente-se dilacerado eangustiado diante da alteração dos valores, dividindo-se entre o mundo espiritual e o mundo material.
No Brasil, o Barroco teve início em 1601, com a publicação de Prosopopéia de Bento Teixeira e finalizou com as obras de Cláudio Manuel da Costa, introduzindo o Neoclassicismo.

Principais Características

• Pessimismo: o homem tem medo da morte e vive em função dela;
•Religiosidade: o homem é visto como um grande pecador, e está constantemente em busca da salvação. Utiliza muito das metáforas bíblicas em prol do perdão divino;
• Particularismo: valoriza apenas o que é nacional;
• Feísmo: ressalta os aspectos dolorosos e cruéis da miséria;
• Fusionismo: é um constante jogo de contrariedades;
• Atitude Lúdica: o artista barroco está mais preocupado na sutileza aofalar do que com o conteúdo, ele não diz o que deve ser dito, apenas sugere através de imagens;
• Cultismo ou Gongorismo: os autores queriam impressionar os leitores com tudo que era dito, promovendo o mundo a partir de ilusão, sempre apoiado por metáforas, pronomes, trocadilhos, palavras, sinestesias, prosopopéia, sonoridades, uso frequênte de frases interrogativas;
•  Conceptismo ouQuevedismo: argumentação que busca descobrir os lados ocultos das coisas;
• Uso de contrastes: choque do amor e da dor, vida e morte, religiosidade e erotismo, etc...;
• Intensidade: desejo constante de expressar as emoções fortes e descobrir o sentido da vida.

Pintura

A pintura barroca desenvolveu-se na Europa. Em geral, são inspiradas na bíblia ou na mitologia. As pinturas sãocaracterizadas pelos tons escuros e claros, para que haja contraste, representando os conflitos antagônicos.
Na Itália, o mais importante artista foi Caravaggio, suas obras são dotadas de violência e paixão, sempre muito profundas.
Na Espanha, Diego Velázquez, inspirou-se no estilo de Caravaggio, entretanto acrescentou mais religiosidade e emoção em suas obras.
OBarroco Francês não era emotivo, nem dramático, ele utilizava muito da mitologia, alegorias e paisagens. Os artistas mais conhecidos são: Claude Lorrain, Charles Le Brun e Nicolas Poussin.
No Brasil, o artista mineiro Manuel da Costa Ataíde, é considerado o maior expoente da pintura barroca brasileira. Suas obras são extremamente voltadas para o lado religioso. Utilizava cores vivas etropicais. Suas principal obra encontra-se no teto da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro preto (MG).

Análise do quadro, a incredibilidade de São Tomé, de Caravaggio

É uma das obras mais comoventes e extremamente religiosa de Caravaggio, pintado no ano de 1599. Em sua obra, São Tomé está olhando e tocando aterrorizado os sinais da morte de Jesus. Utilizando contrasteentre as cores, ressaltando as expressões faciais.

Arquitetura

No Barroco as linhas se entrecruzam, com diferentes efeitos visuais, se animam nos efeitos de contraste, o movimento se opõe ao equilíbrio, as retas não são utilizadas como no Renascimento. Porém as obras são sempre harmônicas. A pintura e a escultura complementam a arquitetura. A arquitetura barroca se divide em...
tracking img