Barreiras ao comercio exterior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS





Laurelise de Cássia Santos Braga









Barreiras ao Comércio Exterior

















Itajubá - MG

2012



FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS





CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS





Laurelise de Cássia Santos Braga









Barreiras ao Comércio Exterior







Trabalhopara obtenção de grau na disciplina de Economia Internacional ministrada pelo professor Cirineu Ferreira dos Santos.



Itajubá - MG

2012


RESUMO

Existem varias barreiras ao comércio internacional. Alguns entraves como o Dumping, Cartel, Monopólio são também considerados barreiras, não tão diretamente como as medidas tomadas pelo sistema protecionistas, mas dificultam o comércioentre os países.

Atualmente tem se falado muito na aplicação de novas barreiras como, quotas de importação, barreiras técnicas, entre outras que tem fortalecido ainda mais a política de não comércio entre os países. Em contrapartida o governo vem intervindo nas importações para que esta cresça uma vez que alguns produtos são extremamente necessários para o crescimento da economia nacional.Fica claro que o governo tem todos os mecanismos para administrar e controlar o fluxo de importação e exportação nacional, podendo dessa forma atuar quando julgar necessário acelerando ou freando o sistema econômico.


























INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se disciplina de Teoria Macroeconômica , e tem como objetivo mostrar como as barreiras ao comércioexterior influenciam na economia dos país. Como o governo pode atuar afim de incentivar ou não as importações.
Serão apresentadas algumas formas de barreiras, podendo ser tarifarias ou não tarifarias. Sendo que se necessário incentivar o crescimento econômico através de investimento, o governo pode atuar estimulando as importações. Da mesma forma, em alguns setores as importações sãoprejudiciais ao crescimento do país.
Em meio a várias barreiras que são entraves ao comércio algumas serão, de maneira breve, mencionadas a seguir.




































JUSTIFICATIVA

Trabalho de grande importância para a formação pessoal dentro da área de atuação do curso de Ciências Econômicas. Realizado para que se possa entender como funciona ocomércio entre os países, como as importações são controladas e como as exportações são incentivadas.











































OBJETIVO

Este trabalho tem por objetivo identificar as principais barreiras ao comércio exterior, de que forma são aplicadas e qual o impacto dessas medidas para os produtores e consumidores nacionais.METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi a de pesquisas bibliográficas realizadas em material disponibilizado pelo professor da disciplina, juntamente com uma complementação de pesquisas em sites sobre assuntos mais específicos.Conceito de Barreiras ao Comércio Exterior



Segundo Paulo Nunes (2009), barreiras ao comércio exterior são todas as medidas protecionistas tomadas pelo governo para desincentivar a importação de bens e serviços. Como exemplos comuns temos as taxas/impostos alfandegários e quotas de importação, além de outras barreiras não tarifarias que têm-seintensificado nos últimos anos. Em contrapartida, também intensificou-se, os esforços para redução de algumas barreiras afim de promover a interação econômica entre os países.

A intervenção do governo no comércio internacional visa a proteção do produtor nacional frente aos concorrentes estrangeiros. Ao conjunto dessas medidas tomadas a fim de alterar o fluxo normal do comércio dá-se o nome de...
tracking img