Barao do rio branco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diplomata e historiador brasileiro

BARÃO DO RIO BRANCO

|

José Maria da Silva Paranhos Júnior, barão do RioBranco, foi professor, político, jornalista, diplomata, historiador e biógrafo. Nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 20 de abril de 1845, e faleceu na mesma cidade, em 10 de fevereiro de 1912.

RioBranco era filho de José Maria da Silva Paranhos, o visconde do Rio Branco. Cursou o Colégio Pedro II, a Faculdade de Direito de São Paulo, depois a de Recife. Bacharel em 1866, viajou pela Europa e, navolta, regeu a cadeira de Corografia e História do Brasil no Imperial Colégio.

Em 1869, foi nomeado promotor público de Nova Friburgo. No mesmo ano acompanhou, como secretário da Missão Especial, ovisconde do Rio Branco ao rio da Prata e ao Paraguai. No mesmo caráter se manteve, em 1870 e 1871, nas negociações de paz entre os membros da Tríplice Aliança e o Paraguai.

Regressando ao Rio,dedicou-se ao jornalismo. Em maio de 1876, Rio Branco deixava o jornalismo para aceitar o cargo de cônsul-geral do Brasil em Liverpool.

Foi nomeado, em 1891, em substituição do conselheiro AntonioPrado, superintendente geral na Europa da emigração para o Brasil, cargo que exerceu até 1893.

Argentina e Amapá

Em 1893, Floriano Peixoto escolheu Rio Branco para substituir o barão Aguiar deAndrade. A questão, nos últimos dias do Império, fora submetida ao arbitramento do presidente Cleveland, dos EUA, como resultado do tratado de 7 de setembro de 1889, concluído com a Argentina.

RioBranco, encarregado de advogar os pontos de vista brasileiros, apresentou ao presidente Cleveland uma exposição, acompanhada de valiosa documentação, obra que muito contribuiu para o laudo arbitral de 5de fevereiro de 1895, inteiramente favorável às pretensões brasileiras.

Em 1898, foi encarregado de resolver a questão do Amapá. O Tratado de 10 de abril de 1897 escolheu para árbitro da questão o...
tracking img