Banco de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMEDICO E BANCO DE SANGUE
Tudo começa em um Banco de Sangue com a doação, pois o serviço de hemoterapia é o local onde ocorre a coleta, o armazenamento, processamento, fracionamento e aplicaçãodo sangue. O trabalho da Hemoterapia é regido por normas legais e técnicas cada vez mais rigorosas.
Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através dacompatibilização dos grupos sanguíneos. Outra parte, igualmente importante, é a qualidade sorológica (sorologia do sangue é a pesquisa através de exames laboratoriais de doenças passíveis de serem transmitidaspelo sangue).
O sangue é submetido a vários processos após a coleta, incluindo teste para as principais doenças transmissíveis pelo sangue. Sendo obrigatório os testes de AIDS, Sífilis, HTLV 1 e 2,Hepatite B e C, Chagas e Malária em regiões endêmicas. O doador é avisado de seu resultado e orientado a realizar uma investigação mais detalhada em serviço de referência.
O sangue é separado emhemocomponentes para melhor atender às necessidades dos pacientes, transfundindo apenas o componente necessário em maior concentração e menor volume, evitando desperdício e valorizando ainda mais a doação.A rotulagem ocorre após os resultados dos testes. As bolsas reprovadas são descartadas e as aprovadas são identificadas com: nome e endereço do Banco de Sangue, tipagem, fator RH, testesrealizados, observações técnicas e identificação que permitam a rastreabilidade do doador. Após, as bolsas liberadas passam para o estoque ficando disponível para transfusão e distribuição aos hospitaisconveniados conforme a necessidade e compatibilidade com cada paciente.
· ESPCTATIVA DA PROFISSÃO
A biomedicina é uma profissão emergente e com grandes expectativas de campo de trabalho nas áreas depesquisa e diagnóstico.Desenvolver conhecimento e prática na área de banco de sangue.Acompanhar as etapas da cadeia produtiva de um banco de sangue, como coletas de sangue em bolsas, processamento,...
tracking img