Banco de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Banco de Sangue
 
O sangue transfundido num paciente, deve ser coletado de indivíduos saudáveis, preparado e estocado de forma adequada. Banco de sangue tem como objetivo a coleta de sangue para reposição do mesmo em cirurgias e em uma série de enfermidades. O processo para doação de sangue inicia-se com o cadastro dos dados de identificação do doador e a apresentação de umdocumento de identidade com fotografia. Após o almoço pede-se um intervalo de 3 horas para iniciar a doação. 
A seguir, o doador é submetido a uma entrevista, na qual seu histórico médico, seus hábitos e suas condições de saúde são verificados e anotados num questionário, com o objetivo de certificar-se de que a doação não será prejudicial ao doador e nem ao receptor. A entrevista é realizadaindividualmente, por profissional capacitado, não sendo permitida a presença de acompanhantes. 
Os critérios utilizados para seleção do doador são determinados pela legislação nacional (Portaria 1353 do Ministério da Saúde) e por órgãos internacionais (Associação Americana de Bancos de Sangue). 
O ciclo do sangue se inicia com a captação e seleção de doadores, seguindo a triagem clínica, coleta de sangue,análise sorológica e de imunohematologia, processamento, liberação, rotulagem, armazenagem e descarte. 
Pré-triagem: 
- Verificação dos sinais vitais (pulso, pressão arterial, temperatura axilar), do peso e da altura do doador; 
- Realização de teste para detectar se é portador de anemia. (hemoglobina ou hematócrito); 
- Hidratação do doador – oferecimento de um líquido açucarado (suco). 
 Triagem Clínica: 
              Consiste numa entrevista feita com o doador, visando a proteção do próprio doador e a garantia da qualidade do sangue que vai ser doado. Deve ser executada por profissional de saúde de nível superior qualificado e capacitado, sob supervisão médica. É aplicado um questionário, em local privado, onde são abordados aspectos da saúde atual passada do doador. Com basenas respostas do questionário, o profissional encarregado da triagem pode determinar a necessidade de ausculta, inspeção de pele ou outro procedimento que julgar necessário para avaliar o estado de saúde do doador. O questionário deve ser assinado pelo doador ao término da entrevista, consentindo na doação assumindo a responsabilidade pelas informações prestadas. O entrevistador também assina aficha do doador, anotando o volume de sangue a ser coletado. 
              Na triagem clínica, a experiência do profissional responsável é da maior importância para avaliação dos prováveis riscos, tanto para o doador quanto para os pacientes que venham a receber o sangue doado. Igualmente importante é a sinceridade do doador e a confiabilidade das informações por ele prestadas. Para permitir que umdoador que tenha mentido ou omitido informações importantes possa declarar que o seu sangue não é seguro para transfusão, algumas unidades adotam, em sua rotina, o Voto de Autoexclusão.Esse voto é feito pelo doador, de forma sigilosa. 
            
Uma pessoa está definitivamente impedida de doar sangue se: 
- Teve hepatite viral após os 10 anos de idade, doença de Chagas, Aids,sífilis recorrente, diabetes, doença renal crônica, malária (febre quartã), hanseníase, câncer, doença de Kreutzfeld-Jacob ou está infectada pelo HTLV I/II; 
- É hemofílica; 
- É alcoolista crônica; 
- É usuária de drogas injetáveis; tem hipertensão arterial grave ou moderada, dependente de medicação; 
- Sofre de cardiopatias graves; 
- Teve convulsão ou epilepsia após a infância; 
- Possuicomportamento de risco para Aids. 
              Uma pessoa está temporariamente impedida de doar sangue se: 
- Passou por cirurgia de grande porte nos últimos seis meses ou de pequeno ou médio porte nos últimos três meses; 
- Está resfriada ou febril; 
- É portadora de hipertensão arterial leve (na dependência da avaliação clínica); 
- Está usando medicamentos de uso contínuo (a critério...
tracking img