Banco de sangue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atuação do Biomédico no Banco de Sangue
Na RESOLUÇÃO Nº 14, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1996, o artigo 1° declara que: “ O profissional Biomédico com habilitação em Análises Clínicas e Banco de Sangue temcompetência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destasatividades.” Sendo assim, os exames realizados no sangue dos doadores, podem ser analisado por um profissional biomédico. ( Biomedicina Sem Limites, 2012).
O Biomédico que trabalha no Banco de Sangueé responsável por fazer todas as análises no sangue coletado, bem como realizar os processos de conservação e armazenagem do material. O profissional habilitado nessa área poderá execer todas asatividades inerentes ao campo, com excessão do ato transfusional, que deve ficar a cargo de um médico especialista em hemoterapia ou hematologia.Todo o sangue doado precisa passar pela análise necessáriaque elimine possíveis infecções, patologias ou qualquer outro fator que impeça o uso em outra pessoa. Cada doação precisa ser analisada e classificada conforme seu tipo para que o doador sejacompatível, e evite problemas maiores. ( Camargos, 2011)
O Biomédico precisa ter conhecimento de toda a composição do sangue, saber reconhecê-las na visão microscópica, saber como conservá-las e analisá-lascom precisão. É um serviço de muita responsabilidade, pois os bancos de sangue são responsáveis por fornecer diariamente sangue para pacientes que realizam os mais diversos procedimentos. Um erro nesteprocesso poderá acarretar algo de ruim na vida de algum paciente. ( Foco Biomédico, 2006).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Biomedicina Sem Limites. Disponível emhttp://biomedicinasemlimites.blogspot.com.br/2012/02/banco-de-sangue-um-papel-do-biomedico.html Acesso em: 19/06 ás 10:59
Conselho Regional de Biomedicina. Disponivel em http://www.crbm1.gov.br/atuacao.asp Acesso em: 19/06 ás...
tracking img