Banco de dados ibm db2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BANCO DE DADOS IBM DB2

1 INTRODUÇÃO

Desde o começo de sua caminhada na Terra, o homem sempre procurou facilitar o acesso das novas tecnologias para o maior número de pessoas possíveis. Dessa forma a humanidade criou uma capacidade extraordinária de multiplicar a possibilidade de aperfeiçoamento dessas mesmas tecnologias.
Na informática essa tendência não foi diferente, e a idéia de bancosde dados foi um grande passo para resolver e agilizar o processo de armazenamento de dados e registros nos mais variados ramos de atividade da sociedade moderna.
A grande empresa norte-americana IBM, foi a pioneira de pesquisa e desenvolvimento em quase todos os ramos da informática, inclusive no ramo de banco de dados. A empresa criou uma linguagem que por muito tempo foi padrão na criação debanco de dados e serviu de base para o desenvolvimento e evolução de uma enorme gama de softwares de armazenagem e gerenciamento de dados.
O DB2, banco de dados da IBM, se tornou carro chefe da empresa e um dos grandes produtos do mercado da informática.

2 BANCOS DE DADOS

2.1 DAS PAREDES DAS CAVERNAS ATÉ O PAPEL

Antes mesmo da invenção da escrita o homem já registrava nas paredes dascavernas os acontecimentos que lhe interessavam e tinham uma grande relevância para si mesmo naquela época: Grandes caçadas, acontecimentos naturais, visões de Deuses entre outros.
Com o passar dos milhares de anos e a evolução da linguagem e da escrita, o ser humano pôde desenvolver as artes e as ciências, e para todas essas informações e conhecimentos não ficarem perdidos na memória e nahistória, elas tinham de ser registradas de alguma forma em algum lugar. Se na pré-história nossos antecedentes faziam esses registros nas cavernas, as civilizações precedentes foram descobrindo novas formas e materiais para guardar os dados e informações: As tábuas de barro cozido, os papiros, o papel e recentemente o computador.
Mas em dado momento essas informações além de registradas, para setornarem úteis, tiveram que ser armazenadas de forma lógica e que facilitasse o acesso de quem às quisesse consultar. E assim nascia a idéia de banco de dados.

2.2 DO PAPEL ATÉ A TELA DOS COMPUTADORES

Os primeiros bancos de dados foram basicamente às bibliotecas e arquivos (de polícia, hospitais, prefeituras, fóruns, empresas, etc.), onde livros, revistas, jornais, dados sobre pacientes, réus,presos, funcionários e negociações eram arquivados e organizados para uma posterior consulta e retirada de informações.
O banco de dados nesse tipo de formato apesar de ser eficiente, com o passar do tempo necessitava de um espaço físico muito grande para alocação dos registros em papel e quanto mais dados eram adicionados ao banco, mais difícil se tornava a indexação dos mesmos. No âmbitoempresarial, quanto maior a organização, mais dados de clientes, fornecedores, compra e venda, funcionários e estoque eram registrados a cada dia que passava. Assim tornava-se necessário a contratação de um grande número de colaboradores só para a função de organizar esses registros e armazená-los nos saudosos arquivos de metal.
Percebendo essa necessidade de encontrar uma solução para o problema,muitos pesquisadores e estudiosos começaram a tentar achar a saída para essa questão. Um desses estudiosos foi Charles Bachman que foi um pioneiro e desenvolveu m 1964 um sistema simples de banco de dados. Porém foi a empresa norte-americana IBM, na década de 1970, que revolucionou as pesquisas para automatização e mecanização das funções de escritório. Um pesquisador da empresa, Frank Edgar Codd,publicou um artigo sobre bancos de dados relacionais onde propunha um sistema em que o usuário leigo poderia registrar dados em tabelas e consultá-los posteriormente. O artigo altamente técnico e complicado para a época fez com que a idéia de Codd não fosse realizada de imediato. Porém ele e a IBM organizaram um projeto chamado System R, do qual nasceram protótipos que foram testados em várias...
tracking img